Diretor do Degase afirma que modelo da socioeducação do Ceará é referência no Brasil

11 de novembro de 2022 - 18:17 # # # #

Marconi Alves - Ascom Seas Texto
George Braga Foto

“O estado do Ceará tem esse compromisso com a juventude, a sociedade, as famílias e se torna referência na educação e socioeducação. Essa troca de experiência está sendo muito salutar”. O reconhecimento é do diretor-geral do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Victor Poubel, do Rio de Janeiro. Ao lado de mais cinco coordenadores do órgão, Poubel veio conhecer o sistema socioeducativo do estado do Ceará e todos os projetos da Seas.

A programação da visita começou no Núcleo de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente (NAI), localizado no bairro São Gerardo. A coordenadora de monitoramento e avaliação, Ana Cruz, fez a apresentação de todos os órgãos que funcionam no Núcleo de Atendimento Integrado, como: a Central de Vagas, Unidade de Recepção, Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Ministério Público, Defensoria e a 5ª Vara da Infância de Juventude.

Para a assessora de relações interinstitucionais do Degase, Nina Silva, o socioeducativo no estado do Ceará está muito avançado em seus projetos e deve funcionar como modelo para o restante do país. “Aqui aprendemos muito com tudo o que o Roberto Bassan e sua equipe estão fazendo na Seas. A sociedade precisa dar suporte e acreditar nesse trabalho diferenciado”, reconheceu Nina Silva.

Visita à Seas

A delegação do Degase também visitou a sede da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). O superintendente Roberto Bassan fez uma explanação de como era a socioeducação no Ceará e como se transformou com a criação da Seas em 2016, graças à inspiração e condição da então vice-governadora Izolda Cela, com aval do governador Camilo Santana.

Após a fala de Roberto Bassan, houve apresentação dos coordenadores da Seas: Francisca (assessoria especial de diretrizes socioeducativas); Fabiana Pimenta (Assessoria Especial de Gestão e Comunicação); Ana Paula Íris (coordenadora da rede socioeducativa); Jéssica Muriel (Núcleo Escola Estadual de Socioeducação); Ana Cruz (Coordenadora de Monitoramento e Avaliação; Marden Filho (Coordenação do Eixo Saúde); Savaniashel (Eixo Cultura, Esporte e Lazer); além de Maria Aparecida (Eixo Escolarização da Seas); e a psicóloga Rosane Martins.

A visita dos representantes do Degase ao estado do Ceará se encerrou nesta sexta-feira (11), com visitas ao Centro Socioeducativo Canindezinho e ao Centro de Semiliberdade Mártir Francisca.