Hospitais da Rede Sesa promovem ações em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade

11 de novembro de 2022 - 13:24 # # # # #

Letícia Maia, Wescley Jorge e Bruno Brandão - Ascom Rede Sesa - Texto
Thiago Freitas - Fotos

Programação faz parte do movimento Novembro Roxo

Em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promovem, ao longo da próxima semana, atividades com foco no aprimoramento da assistência ao recém nascido prematuro.

A data foi instituída pela Fundação Europeia para o Cuidado do Recém-nascido (EFCNI, na sigla em inglês) para alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, a família e a sociedade.

No Brasil, a partir de 2014, a organização não governamental (ONG) Prematuridade.com iniciou o movimento de sensibilização Novembro Roxo. Neste ano, o tema global da campanha é Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento.

No Ceará, 11.732 bebês nasceram prematuros em 2022, até o dia 1º de novembro deste ano. Em 2021, foram 14.850. Os dados parciais são do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do DataSUS/Ministério da Saúde.

Hospital Infantil Albert Sabin

A partir da próxima quarta-feira (16), uma decoração temática será especialmente preparada para alertar profissionais e visitantes acerca da importância do cuidado integral aos pequenos pacientes, incluindo os seus respectivos familiares.

No mesmo dia, a partir das 14h, o Serviço Social e o setor de Psicologia irão promover, no auditório do Centro Pediátrico do Câncer (CPC), uma roda de conversa para suscitar, diante das mães de pacientes em internação, importantes discussões sobre o assunto.

Já na quinta-feira (17), a partir das 8 horas, o auditório do Centro de Estudos será palco de palestras, mesas redondas multidisciplinares, relatos de experiências e discussões voltadas à humanização do atendimento.

Hospital Geral Dr. César Cals

No HGCC, Método Canguru completa 25 anos

Em sua 5ª edição, a Semana da Prematuridade vai reunir uma série de iniciativas, com destaque, na quarta-feira (16), para a comemoração dos 25 anos do Método Canguru, no qual o bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com a mãe ou o pai, de forma gradativa. O Hospital Geral César Cals (HGCC) é referência estadual nesse tipo de assistência.

Até sexta-feira (16), serão realizadas oficinas de sensibilização na Unidades Neonatais e nas salas de parto; rodas de conversa com mães e pais; exposição de fotos com recém-nascidos e desfile com bebês egressos e profissionais

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Na unidade, de 14 a 18 de novembro, diversas iniciativas serão promovidas para mães de pacientes internados na Unidade Neonatal. As ações também serão direcionadas a colaboradores do hospital e estudantes da Saúde e de áreas correlatas. Na quinta-feira (17), ocorrerá uma live, com profissionais da Neonatologia, para debater os avanços da área e seus desafios.Um dos focos da campanha deste ano será a busca pela ampliação do número de doadoras externas de leite humano, em decorrência do baixo estoque do alimento.