Hospital São José promove XV Jornada Científica

11 de novembro de 2022 - 14:46 # # # #

Diego Sombra - Ascom HSJ - Texto e foto

Evento é realizado anualmente e integra programação do VI Congresso Cearense de Infectologia

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove, de 9 a 12 de novembro, a XV Jornada Científica da Instituição. O evento integra o VI Congresso Cearense de Infectologia e aborda temas relevantes para a unidade hospitalar – referência no tratamento, no ensino e na pesquisa em doenças infecciosas.

Suspensos por dois anos devido à pandemia de covid-19, o congresso e a jornada ocorrem de forma presencial no Seara Praia Hotel, em Fortaleza, e debatem assuntos relacionados às doenças infecciosas e parasitárias. Esperados por profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes que se interessam pela área da Infectologia, os eventos reúnem cerca de 500 participantes.

De acordo com médico infectologista Lauro Perdigão, diretor técnico do HSJ, a Jornada Científica é fundamental para que profissionais da unidade aprofundem conhecimentos e conheçam práticas inovadoras implementadas na instituição. “Esta edição do evento representa uma oportunidade ímpar para a produção e a troca de conhecimentos científicos. É um momento para compartilhar experiências e saberes”, pontua.

Assistente social do Hospital São José, Francione Carvalho destacou a atuação do Serviço Social da unidade durante a pandemia

No campo da Inovação, a Revista Viver São José desponta como um dos projetos da unidade hospitalar. A publicação nasceu do desejo de registrar as múltiplas experiências vividas no HSJ e foi apresentada na jornada pela médica infectologista Melissa Medeiros, editora científica da produção. “A obra busca abrir as portas do São José para a sociedade conhecer o trabalho feito aqui. Isso, naturalmente, ajuda a reduzir o estigma em torno das doenças infectocontagiosas. Já tivemos duas edições e vamos, em breve, iniciar a produção da terceira”, afirma.

A médica Melissa Medeiros apresentou a ‘Revista Viver São José’ aos participantes do evento

Para a farmacêutica Eliane Aragão de Lavôr, coordenadora de Estágios Multiprofissionais do Hospital São José, a Jornada Científica possibilita a retomada de discussões importantes. “Nós realizamos o evento anualmente e, para mim, é muito simbólico estar aqui após o período de pandemia. É um momento do qual toda a comunidade do HSJ pode participar e interagir”, complementa.

Programação

As iniciativas têm programação diversificada de palestras ministradas por profissionais renomados no Ceará, no Brasil e no mundo. O médico Julio Croda, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), esteve à frente da conferência de abertura do congresso, que evidenciou as consequências da covid-19 ao longo da pandemia.

“Além de reunir infectologistas, profissionais-chaves na linha de frente do combate à pandemia, compartilharemos saberes com médicos de outras especialidades e profissionais de diferentes áreas da saúde. Nossos eventos foram planejados com muito carinho e organizados por múltiplas mãos”, diz a médica infectologista do HSJ e uma das organizadoras do evento, Lisandra Damasceno.