Policiais e bombeiros militares lançam coletânea na XIV Bienal do Livro do Ceará

11 de novembro de 2022 - 15:56 # # #

Ascom SSPDS - Texto e fotos

A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará contará, neste sábado (12), com o lançamento de dez livros da série “Segurança Pública, Direito e Justiça Brasileira”. O evento ocorre na Sala 05 do Mezanino 1 do Centro de Eventos do Ceará, às 16h30, e reúne bombeiros e policiais militares interessados em debater, com a população cearense, ideias e o próprio histórico das Forças de Segurança no Estado.

“A proposta é tornar público o conhecimento científico, como teses, dissertações, monografias e coletâneas de artigos, desenvolvidas por brasileiros e estrangeiros vinculados, ou não, a uma instituição de Ensino Superior”, esclarece um dos organizadores da série lançada pela editora Via Dourada, o tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Estanislau Bié.

Com 34 títulos já lançados, desde 2017, a série atual apresenta livros voltados a análises e reflexões sobre Segurança Pública, heráldica militar, estratégia de prevenção de incêndios, funcionamento da Ouvidoria da PMCE, dentre outros temas. “São publicações que visam a reinvenção organizacional, a avaliação de estratégias, a inovação e aplicação de novas tecnologias, a ética, formação e deontologia profissional e a governança corporativa”, complementa Bié.

Relembrando histórias e marcos

“Em Soldados do Fogo, contamos a história de uma corporação que traz como lema ´Vidas e Riquezas Alheias a Salvar´. A história de uma instituição de bravos e heróis, de 1864 até os dias atuais”, apresenta o autor da obra, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Marco Aurélio Melo. Segundo ele, as vítimas do Edifício Andrea ganham um capítulo especial na publicação.

Já em sua segunda obra, publicada nessa série, “Armas e brasões dos militares estaduais do Ceará”, traz como proposta apresentar distintivos, brevês, medalhas e brasões das corporações militares, CBMCE e PMCE, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Governo do Ceará. “É um resgate histórico das nossas instituições”, descreve o coronel Marco Aurélio Melo.

Estreia na Bienal

Quem estreia nesta Bienal publicando livro é o sargento Germano Fábio Miranda Chrisóstomo, da Ouvidoria da Polícia Militar. “Para mim, é uma grata satisfação a oportunidade de expor minha experiência profissional de mais de dez anos e um apanhado histórico da gestão da Ouvidoria da PMCE, por meio de indicadores e resultados, nessa coletânea que une diversos estudos acadêmicos”, testemunha prometendo ainda escrever um livro sobre os 20 anos da Ouvidoria da PMCE.

“É preciso destacar e fazer com que as pessoas saibam que a Ouvidoria é um instrumento de gestão que contribui para a melhoria dos serviços públicos. Por excelência, a Ouvidoria é uma garantia constitucional de direitos fundamentais e, a partir do fortalecimento dela, teremos igualmente um fortalecimento também da nossa Democracia”, completa.

Programação

A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará ocorre entre 11 a 20 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, traz como tema “De toda gente para todo mundo” e oferece uma ampla e diversa programação gratuita para a população em diversos ambientes, com atrações de natureza artística e literária.

Como nas edições anteriores, a Feira de Livros ocorre no andar térreo e contempla estandes institucionais, praças de convivência, praças de alimentação, café literário e sala exclusiva para autores e convidados, dentre outros espaços. Os objetivos-chave do evento são a promoção da política pública de acesso ao livro e a leitura e o fomento a editoras e autores, veteranos, novos e independentes.