Treinamento Guardiões da Vida: CBMCE inicia ações em todos os quartéis do Ceará

14 de novembro de 2022 - 15:05 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) iniciou uma série de treinamentos com orientadores do Guardiões da Vida. As capacitações visam treinar todos os bombeiros do estado para prevenção e pósvenção ao suicídio.

O objetivo geral é a promoção de saúde e o enfrentamento ao suicídio. Os profissionais serão capacitados para entender a teoria geral da prevenção, identificar sofrimento físico e psíquico, acolher, escutar e dialogar de forma empática e não violenta aos companheiros de trabalho, a fim de ajudar e realizar encaminhamento a serviços de saúde. Ainda, a estratégia guardiões da vida promove a melhoria das relações de trabalho, reduz estigma e psicofobia, bem como enseja a valorização da vida.

A primeira capacitação ocorreu no dia 7 deste mês no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e foi ministrada pelos orientadores do CBMCE, tenente-coronel Edir Paixão e tenente-coronel Erle; e da tenente-coronel Mavis Rios da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O segundo dia de treinamentos foi realizado na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) para bombeiros e policiais militares, com a presença do coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque.

Já no dia 9 de novembro, o treinamento foi realizado para profissionais do Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da Guarda Municipal e da PMCE. A ação foi realizada no Hotel Jardineira de Canindé. Para finalizar, a ação foi realizada com a Companhia de Guaramiranga juntamente com profissionais da área de educação local e alunos do Ensino Médio da cidade de Guaramiranga.

Em breve

Essa foi a primeira semana de trabalho e ainda faltam 27 dias de capacitações que serão distribuídas ao longo de mais sete meses, percorrendo todas as regiões do Ceará, onde existam quartéis do Corpo de Bombeiros.

Com as mencionadas ações, o comando do CBMCE visa a capacitar de 80 a 90% do efetivo total para aplicarem a estratégia guardiões da vida que é composta por cinco pilares, a saber, conhecer sobre o suicídio e sua prevenção, saber identificar sinais de alerta para autoextermínio, saber comunicação em crise suicida utilizando o método IBED (intervenção baseada em escuta e diálogo), promover o encaminhamento a serviços de saúde e o acompanhamento de bombeiros para verificar a resolução da crise e/ou ensejar novos cuidados.

A estratégia guardiões da vida tem-se mostrado como ação mitigadora de suicídios em várias instituições de segurança pública do Brasil, como Polícia Federal, Polícia Penal, Exército Brasileiro, Samu e outras. Em caso de crise, é possível também ligar para o número do CVV 188 e/ou acionar as forças de segurança pública pelos telefones 190, 192 e 193. Os suicídios são evitáveis, portanto, todo esforço é válido para salvarmos vidas.