HGWA realiza programação sobre diabetes para profissionais, pacientes e cuidadores

16 de novembro de 2022 - 17:14 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA Texto e Foto

Atividades seguem até sexta-feira (18)

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove, nesta semana, ações em alusão ao movimento Novembro Azul, de prevenção e combate à diabetes.

A programação tem apoio de profissionais da área assistencial, dentre eles, do setor de Nutrição. Os colaboradores da área levam informação aos acompanhantes sobre os riscos de uma dieta rica em açúcar, por exemplo. O refeitório da unidade foi decorado com itens em azul, cor símbolo da campanha mundial.

José Aldenir, de 61 anos, reconhece a importância de controlar a doença. Ele foi internado no HGWA para tratar uma infecção que resultou na amputação dos dedos do pé direito. A situação poderia ter sido evitada com medidas preventivas.

“Comecei sentindo dores no pé, depois apareceu uma bolha roxa. Teve uma vez que sofri um acidente com um prego e não senti nada, pois não tinha sensibilidade. Procurei ajuda médica e tive de fazer a amputação. Hoje, procuro me cuidar ainda mais”, ensina.

A endocrinologista Amanda Vasconcelos Freitas explica que muitos pacientes são diagnosticados somente durante a internação. Fazer atividades físicas com frequência e ter uma alimentação balanceada podem mudar o curso de um diagnóstico, reforça a médica.

“É uma comorbidade extremamente prevalente: 10% da população mundial têm o diagnóstico. O Brasil é o sexto país com maior número de pessoas com diabetes no mundo. Pessoas que possuem familiares com diabetes, que já tiveram diabetes durante a gestação ou estão com sobrepeso precisam de mais cuidados”, diz Freitas.

Programação

No HGWA, as atividades iniciaram na última segunda-feira (14) e seguem até esta sexta (18), com treinamentos de equipes; distribuição de folders com orientações sobre cuidados com o diabético e com a alimentação; palestras educativas com pacientes e cuidadores, além da divulgação do Protocolo de Controle Glicêmico Hospitalar.