Hospitais da Rede Sesa realizam atividades de prevenção à lesão por pressão

16 de novembro de 2022 - 16:20 # # #

Wescley Jorge, Márcia Catunda, Isabelle Azevedo, Letícia Maia e Felipe Martins - Ascom Rede Sesa Texto
Thiago Freitas Foto

Pessoas com limitação de movimento, restritas à cadeira ou à cama, podem ser acometidas por essas lesões

Anualmente, na terceira quinta-feira de novembro, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. A data foi instituída para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção desse evento adverso – também conhecido por úlceras por pressão ou escaras. O problema é um dano localizado na pele ou em tecidos mais profundos, podendo atingir músculos e ossos. Pessoas com limitação de movimento, restritas à cadeira ou à cama, por exemplo, podem ser acometidas por essas lesões.

Na rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), diversos equipamentos terão programação sobre a temática. Lesões por pressão trazem consequências negativas para o paciente, como dor, e para a assistência em saúde, aumentando o tempo de internação e, consequentemente, os custos com tratamento.

Hospital Geral Dr. César Cals

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), nesta quinta-feira (17), mesas expositoras, blitze nas enfermarias, treinamentos e conferências abordarão o tema Mais Prevenção, Menos Lesão. A programação contempla colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Casa de Cuidados
Na Casa de Cuidados do Ceará (Sesa), uma blitz educativa será feita também nesta quinta-feira (17), estimulando a participação de profissionais por meio de um quiz sobre medidas de prevenção de lesão por pressão. Na ocasião, dois leitos serão escolhidos para avaliação de chances de úlceras pela escala de Braden, recurso utilizado para identificar pacientes em risco para o desenvolvimento de escaras.

Hospital Estadual Leonardo Da Vinci

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) realiza, na próxima segunda-feira (21), como atividade da campanha Mude de Lado e Evite a Pressão, o I Encontro de Estomaterapia da unidade. O tema geral da iniciativa será Estratégias Multiprofissionais na Prevenção da Lesão por Pressão. Em formato TED Talk, o evento será na Praça do Piano, das 14h às 16h, com a presença dos estomaterapeutas Paulo Dionísio, Alessandra Mororó e Valdirene Barbosa; da coordenadora de Fisioterapia do Helv, Socorro Quintino; da gerente de Risco do Helv, Juliana Costa; da nutricionista Christiane Marques e da fonoaudióloga Mirella Sampaio.

Durante os meses de novembro e dezembro, serão realizadas oficinas para profissionais de várias categorias sobre reposicionamento e mobilização do paciente crítico, suplementos nutricionais, cuidados com a pele e incidência e prevalência de indicadores de lesão por pressão.

Hospital Infantil Albert Sabin

De 22 de novembro a 9 de dezembro, o Serviço Especializado em Estomias, Feridas e Incontinências (Seefi) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) vai promover workshops, blitze educativas e painéis sobre lesão por pressão. O Seefi apresenta-se como um serviço transversal de apoio assistencial e educativo com o objetivo de sistematizar o cuidado, qualificar os recursos humanos, minimizar as complicações, além de reduzir o tempo de internação e os custos com o manejo de estomias, feridas e incontinências em nível hospitalar e ambulatorial.

Hospital Geral de Fortaleza

Na quarta-feira (23), o Serviço de Estomaterapia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) promoverá oficinas nas unidades de internamento com profissionais de Enfermagem. Dentre os temas a serem discutidos, estão: Indicação de produtos para prevenção de lesões de pele; Prevenção de lesões por adesivos médicos e Gerenciamento do curativo.