PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Movimento “Ceará sem lixo no mar” será lançado dia 19 de novembro, no Cumbuco

16 de novembro de 2022 - 09:25 # # # #

Ascom Sema

No próximo sábado (19), às 9h30, na barraca Duro Beach, no Cumbuco, em Caucaia, será lançado o Movimento “Ceará sem lixo no mar”. As atividades já começam às 8h, quando Agentes Jovens Ambientais (AJAs), catadores e voluntários estarão realizando uma ação educativa de limpeza da praia em alusão ao International Coastal Clean Up (ICC), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

O titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, entidade promotora do evento, explica que a escolha do Cumbuco se deu pela conquista da certificação Bandeira Azul por aquela praia. “Estamos elaborando, junto com diversas instituições e o apoio do professor Alexander Turra, da USP e da cátedra Unesco, o Plano Estadual de Combate ao Lixo no Mar. O objetivo é orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do nosso mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do mar do Ceará”, informa o secretário.

O Governo do Ceará deve assinar um Pacto com os 20 municípios litorâneos. Serão também apresentadas as propostas de Decreto da Cultura Oceânica para Educação Ambiental e da Lei Estadual do Mar. Além disso, será entregue a Certificação Praia Limpa, que vai contemplar 21 praias de 12 municípios, premiando gestões comprometidas com o desenvolvimento de ações e medidas efetivas de proteção e aplicabilidade da qualidade ambiental e infraestrutura, que incentivam a promoção da conservação e restauração do patrimônio natural e contribuem para o favorecimento da atividade turística sustentável.

“Este é apenas o primeiro passo. Sabemos que o lixo que chega ao mar não é produzido somente pelos municípios litorâneos. Por isso, estamos preparando, para 2023, uma revisão da Política Estadual de Resíduos Sólidos, de forma a agregar outros municípios e instituições públicas e privadas”, adiantou Bruno.