Pré-natal completo pode identificar e prevenir prematuridade

16 de novembro de 2022 - 17:18 # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA Texto
Thiago Freitas Foto

Exames periódicos durante a gestação permitem tratar fatores de risco e prevenir a prematuridade, ou preparar mãe e filho para o parto precoce, se indicado

O Dia Mundial da Prematuridade é lembrado nesta quinta-feira, 17 de novembro. A pediatra neonatologista Larissa de Melo Bezerra, colaboradora do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), explica que a condição pode ser identificada durante o pré-natal.

“Gemelaridade (bebês gêmeos), pressão alta, infecção urinária, diabetes gestacional e síndrome do colo curto são fatores que podem ocasionar a prematuridade. Por isso é importante realizar um pré-natal de qualidade”, explica Bezerra.

De acordo com a neonatologista, os exames periódicos durante a gestação permitem tratar fatores de risco e prevenir a prematuridade – ou preparar mãe e filho para o parto precoce, se indicado. “Estamos falando de um bebê que não está pronto para nascer ainda. Então, os órgãos desse bebê não estão preparados para funcionar sozinhos. A criança pode ter várias complicações”, alerta a médica.“Existe uma equipe e um aparato preparados para receber esse bebê e auxiliá-lo nas funções que ele ainda não é capaz de fazer sozinho”, complementa.

Sebastiana Moreira da Silva, de 39 anos, passou por um susto com o terceiro filho, Antônio Vinícius. Com apenas 36 semanas de gestação, a agricultora começou a perder líquido. Ela teve de ser transferida às pressas para o HMJMA, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Após exames e terapia medicamentosa, o parto cesariano já tinha data marcada, mas o pequeno Antônio nasceu antes do tempo planejado, em 8 de novembro, em um parto vaginal. “Eu não sabia que tinha risco de nascer prematuro, não foi detectado no pré-natal e meus dois partos anteriores ocorreram sem complicações. Mas, Graças a Deus e à equipe do hospital, meu filho nasceu com saúde”, comemora Sebastiana.

Acesso à maternidade

A maternidade do HMJMA é equipada com 20 leitos para mãe e filho, oito leitos neonatais de médio risco, além de alojamento para as mães cujos bebês estão internados.

A unidade não é porta aberta para casos de emergência, exceto para aqueles encaminhados pela Central de Regulação. O hospital possui equipe multiprofissional e posto de coleta de leite humano.

“Todo bebê precisa nascer em um ambiente que esteja preparado para recebê-lo, porque, caso ele não esteja bem, a equipe pode ajudar a reduzir riscos para essa criança”, diz a pediatra Larissa Bezerra.