Aesp encerra Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMCE e CBMCE

18 de novembro de 2022 - 16:17 # # # #

Ascom PMCE - Texto

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta sexta-feira (18), a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO QOA PM/BM). A cerimônia aconteceu no auditório principal da instituição e reuniu formandos, familiares e autoridades da segurança pública cearense.

Setenta militares concluíram o curso, que é um dos requisitos necessários para a promoção dos capitães do quadro administrativo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar do Estado ao posto de major.

A qualificação aconteceu entre os meses de junho e novembro, deste ano, no sistema híbrido, sendo 348 horas/aula na modalidade presencial e 166 horas/aula na modalidade EaD, e contou com disciplinas de conhecimentos integrados e específicos, abordando assuntos como: administração pública; finanças e orçamento público; gestão de contratos e convênios; estatística e análise criminal aplicada à segurança pública; sistemas de defesa civil; gestão de patrimônio; tiro defensivo; elaboração e gerenciamento de projetos; licitação; controle interno; comunicação social; normas internacionais de direitos humanos; atuação do profissional de segurança pública frente a grupos vulneráveis, dentre outras disciplinas. Além de atividades complementares como seminários, visitas e estágios.

Presente na solenidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, destacou a importância desta capacitação e parabenizou os formandos. “Sempre se fala que a mudança de uma sociedade se dá pela educação e eu defendo que a efetiva melhora da segurança pública se dá pela permanente capacitação. Quando temos ações como essas em que vocês ficaram cinco meses recebendo novos conteúdos e novos conhecimentos, teremos melhores serviços prestados à população. Então, eu queria parabenizar a todos vocês, agradecer as famílias, parabenizar todos os comandos pela importância que dão às ações de capacitação, parabenizar a academia e agradecer ao Governo do Estado. Eu não tenho dúvida que após mais essa fase na carreira de vocês, vocês voltam agora para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros Militar ainda melhores. Ganha com isso a segurança pública, ganha o Estado do Ceará, mas ganha, no mais alto nível, a população cearense”, declarou Caron.

Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, também parabenizou os futuros majores. “Ser um oficial das corporações militares não é uma missão fácil. Ser gestor, ser comandante, porque temos que ser exemplos tanto de gestores como de comandantes, então nós procuramos formar aqui tanto o gestor da segurança pública como o comandante. Evitando arroubos de autoridades, mas buscando sempre adquirir o respeito pelo conhecimento e pela forma de tratar cada servidor da segurança pública que passa aqui pela academia. Jamais se esqueçam: a arte de comandar é uma mescla de estratégia e caráter. Na ausência de um deles, antes falte estratégia. Parabéns!”, destacou o gestor.

A turma do curso de aperfeiçoamento de oficiais 2022 leva o nome do ex-governador, Camilo Sobreira de Santana, que foi escolhido unanimemente pelos formandos para receber a homenagem.

Também prestigiaram a solenidade, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo; o coronel comandante-geral da Polícia Militar, Márcio de Oliveira; o diretor de gestão e planejamento interno da Aesp, delegado Nartan Andrade; o diretor de gestão e planejamento interno da PMCE, coronel PM Klênio Savyo Nascimento de Sousa; e o coordenador de ensino e instrução da Aesp, coronel BM Humberto Dias.