Arena Castelão segue com os trabalhos da troca do gramado

18 de novembro de 2022 - 17:12 # # # #

Ascom Sejuv

Com uma semana do início dos trabalhos de troca do gramado na Arena Castelão já é possível observar a evolução dos serviços realizados no equipamento. “Estamos trabalhando na troca do gramado desde a realização do último jogo desta temporada, entre Ceará e Juventude. As máquinas estão a todo o vapor”, disse o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

De acordo com o agrônomo da Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, empresa responsável pela obra, Matheus Ortega, os serviços se iniciam com a retirada do gramado e com a revisão da drenagem. “Iniciamos pela remoção do gramado, da camada de área (topsoil), colchão drenante (camada de brita) e desmontagem do sistema de irrigação. Está sendo feita toda a remoção e transporte desse material, de quatro mil metros cúbicos, que é bem demorado, com muitos caminhões e muitas viagens para tirar todo o material”, disse Ortega.

Para a próxima semana, inicia-se a revisão do sistema de drenagem atual, todas as revisões dos drenos que já existem e também será realizado um complemento da drenagem com a instalação de novos drenos. Isso significa mais tubulação para potencializar o sistema de drenagem do escoamento da água da superfície. Toda a camada do material, grama, areia e brita será avaliada e, na sequência, será revisado o sistema de drenagem e haverá a nova colocação do colchão drenante de 10cm de brita e de um novo topsoil de 30cm de areia.

O serviço estabelece a troca completa do gramado e revisão profunda da estrutura do equipamento, com investimento de R$ 1,95 milhão. A troca já estava prevista para o fim da temporada de 2021, mas foi adiada por solicitação de Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube.

O prazo de entrega da obra atual é de cerca de 90 dias.