Cooperativa realiza a primeira coleta de material reciclável no Sistema Sedet

18 de novembro de 2022 - 15:45 # # # # # #

Ascom Sedet - Texto e foto

Dando continuidade às ações do Programa Sistema Sedet Sustentável e Agenda A3P, foi realizada, nesta sexta-feira (18), a primeira coleta feita pela Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp) nas dependências da Secretaria. O material foi pesado totalizando 163,5 kg de papel, papelão, metal, plástico e vidro.

Este é um importante passo para um compromisso ainda maior quanto ao descarte consciente, diminuindo o impacto sobre o meio ambiente.

“As mudanças de comportamentos já são identificadas dentro da Sedet e isso nos motiva a continuar. É um momento importante para todos já que estamos colaborando na construção e efetivação da sustentabilidade ambiental na administração pública no Ceará”, declarou Vandiza Sucupira, colaboradora e integrante do Programa Sistema Sedet Sustentável.

Com essas ações, a Secretaria e vinculadas da Sedet pretendem promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público.

Vale lembrar que a Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto nº 32.981 e visa a implantação da coleta seletiva nos órgãos da administração pública estadual, criando processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, como também, promoção da inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis.

Programa Sistema Sedet Sustentável

Diversas ações de sustentabilidade estão acontecendo durante o decorrer do ano na Sedet. No último dia 16 de setembro, os titulares da Sedet, Maia Junior, do Meio Ambiente, Artur Bruno, e a presidente da Socrelp, Janete Cabral Alves, assinaram o Termo de Compromisso para Coleta Seletiva Solidária. O objetivo da ação é a destinação de materiais recicláveis de forma solidária, para a associação de catadores.

A solenidade aconteceu na Sedet, localizada no Centro de Eventos do Ceará, e também contou com a presença dos secretários executivos das secretarias, presidentes e diretores das vinculadas (Adece, Adagri e Jucec), servidores e colaboradores dos respectivos órgãos.