Domingo acontece mais uma edição do Viva o Parque em áreas de UCs estaduais: Fortaleza, Caucaia e Cariri

18 de novembro de 2022 - 12:11 # # # #

Ascom Sema

No próximo domingo (20) vai ter mais Viva o Parque em Fortaleza – na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e no no Parque Estadual do Cocó –; em Caucaia, no Parque Estadual Botânico do Ceará; e no Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha.

O projeto, que acontece em áreas de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), tem por objetivo propiciar à população a oportunidade de aproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas todas as manhãs de domingo

O Viva o Parque conta com uma programação diversificada para todas as idades: oficinas ambientais, aulas de dança, palestras, contação de histórias infantis, brincadeiras tradicionais, trilhas ecológicas, massagem, apresentações culturais, entre outras. Além das atividades oferecidas pelo projeto, as famílias têm a oportunidade de curtir o domingo realizando piqueniques, aniversários e encontros de amigos. Tudo isso em meio à natureza. O arvorismo, que ocorre no Cocó, funcionará também no sábado.

No Parque do Cocó, as famílias também contam com o passeio de barco, no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos. Há outro de uma hora e dez minutos e um outro, de duas horas. Estes dois últimos fazem parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio pelo telefone: (85) 98527.8216. Além do rio, tem o Bosque do Bom Viver, espaço com minicampo de golfe, mesas para dama e xadrez, e cancha de bocha, ideal para os papais e as mamães também.

No Crato, o agito acontece no Parque de Exposições. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público pode usufruir também dos pedalinhos no espelho d’água e dos quiosques que proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família. São 6 km de trilhas em meio à natureza. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades. Na Arie do Curió, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

Serviço

Projeto Viva o Parque
Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: das 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: das 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

ARIE Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante-Crato