Hospital São José promove II Jornada de Cuidados Paliativos

18 de novembro de 2022 - 14:33 # # # #

Diego Sombra - Ascom HSJ - Texto e fotos

Evento fez alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado, anualmente, no segundo sábado de outubro

O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, na última quinta-feira (17), a II Jornada de Cuidados Paliativos da instituição. Com o tema Curando corações e comunidades, o evento destacou a importância do serviço na assistência a pacientes em processo de adoecimento e na atenção a famílias enlutadas.

A médica Thaís Bandeira, coordenadora do Serviço Especializado de Cuidados Paliativos do equipamento, explica que a iniciativa fez alusão à temática do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado, anualmente, no segundo sábado de outubro. “Neste ano, a campanha chama a atenção das autoridades para o impacto positivo que o paliativismo pode ter no luto de quem perde um ente querido, como tem ocorrido durante a pandemia de covid-19 e na guerra na Ucrânia”, afirma.

Ao longo da jornada, a equipe de cuidados paliativos compartilhou vivências e apresentou histórias marcantes de pessoas acompanhadas pelo serviço. Como forma de homenagear pacientes e seus respectivos familiares, os profissionais do setor plantaram mudas de papoulas em um dos jardins da unidade, simbolizando as vidas cuidadas no HSJ. O evento também arrecadou kits de higiene pessoal para a Casa Sol Nascente, entidade situada em Fortaleza voltada ao acolhimento de pessoas que vivem com HIV/aids.

Funcionamento do serviço

Profissionais do HSJ dão assistência a paciente na Casa Sol Nascente

Tratar o paciente de forma individualizada e humana é uma das premissas do trabalho realizado pelos profissionais do Serviço Especializado de Cuidados Paliativos do HSJ. Criado há quatro anos, o setor possui uma equipe composta por três médicos, quatro enfermeiras, psicóloga, assistente social, além de farmacêutica e esteticista voluntárias. Nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga e fisioterapeutas da instituição complementam a assistência multidisciplinar.

Antes de iniciar o atendimento, os profissionais buscam conhecer a biografia do paciente e entender o contexto de vida dele. A estratégia contribui para que as pessoas assistidas consigam se enxergar para além da perspectiva do adoecimento. “Para que possamos cuidar do paciente de forma integral, primeiro conhecemos a história de vida dele. Com isso, podemos perceber as suas necessidades e dores, sejam elas físicas, psíquicas, sociais ou espirituais. A partir disso, traçamos os cuidados necessários para ele e sua família”, detalha a psicóloga Simone Santos.

Equipe de cuidados paliativos do Hospital São José

A depender da necessidade, os profissionais prestam atendimento ambulatorial a pacientes que já receberam alta e também trabalham em parceria com o Programa de Assistência Domiciliar do HSJ. Neste ano, de janeiro a outubro, a equipe realizou 342 interconsultas para identificar pacientes com necessidades e indicação de cuidado paliativo no hospital.

O médico infectologista Lauro Perdigão, diretor técnico do Hospital São José, ressalta que o trabalho do setor trouxe benefícios para a assistência prestada aos pacientes. “A equipe exerce um papel fundamental para atenuar o sofrimento gerado por diagnósticos difíceis e pelas internações. Além disso, os profissionais dão suporte não só em situações que envolvem doenças terminais, mas também ao longo de toda permanência do paciente na unidade”, acrescenta.