SPS realiza encontro com 184 municípios cearenses para construir Cartografia Social

18 de novembro de 2022 - 16:31 # # # #

Ascom SPS - Texto

No evento, 30 cidades com as iniciativas mais inovadoras em seus territórios de atuação serão certificadas

Combater e identificar vulnerabilidades dos grupos de riscos em diferentes territórios é uma das missões da política de Assistência Social. Nos dias 21 e 22 de novembro, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, realiza, o III Encontro da Vigilância Social, no Hotel Oásis, com a participação dos 184 municípios cearenses. Deste total, 30 cidades com as iniciativas mais inovadoras em seus territórios de atuação serão certificadas. Os representantes de cada um dos municípios presentes também serão capacitados para construírem as Cartografias Sociais em seus territórios.

A coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Célia Melo, destaca que a Cartografia Social representa uma linguagem de inclusão, um retrato de um diagnóstico completo dos territórios. “Estas cartografias vão carregar todo o trabalho social que é desenvolvido nestes territórios. Elas serão elaboradas de forma colaborativa, junto as lideranças locais, usuários da política e profissionais atuantes nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As cartografias serão elaboradas a cada ano, para que possamos comparar os avanços ao longo do tempo”, explica, Célia Melo.

A ideia principal do evento, que reunirá uma média de 350 pessoas, é incentivar os municípios a atuarem com criatividade e compromisso no sentido de fortalecer o trabalho da vigilância social em todo o Ceará.

Onélia Santana, titular da SPS, pontua que o encontro fortalece ainda mais a política da Assistência Social, e que somente através do trabalho comprometido dos profissionais atuantes na vigilância social é que é possível disseminar informações territorializadas das situações de risco social que recaem sobre famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade. “A vigilância socioassistencial é uma área, sobretudo, de gestão de informação, que apoia atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais por meio de dados, indicadores que devem estar estruturados a nível municipal, estadual e federal”, completa a gestora.

Municípios certificados:

Acopiara, Antonina do Norte, Aquiraz, Aratuba, Beberibe, Camocim, Capistrano, Caucaia, Crato, Fortim, Iguatu, Ipaporanga, Ipueiras, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Nova Russas, Ocara, Pentecoste, Potiretama, Quixadá, Quixeré, Redenção, Santana do Cariri, Sobral e Uruburetama.

Programação

Data: 21 e 22 de novembro

Local: Hotel Oásis Atlântico– Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles

21/11

8h – Credenciamento e café de boas-vindas

9h – Abertura com mesa de autoridades

9h20 – Certificação das Experiências Exitosas da Vigilância Socioassistencial
12h – Almoço
13h30 – Socialização de quatro experiências exitosas em Vigilância Socioassistencial
16h – Debate
17h – Encerramento do dia

22/11
8h – Café da manhã
9h – Exposição participada sobre Território, Territorialidade e Territorialização: Identificação das Vulnerabilidades, Riscos Pessoal e Social e Potencialidades – Cartografia Social enquanto Linguagem para Inclusão Social
Responsável: Paulo Clemente – Técnico da Vigilância Socioassistencial da SNAS.
10h20 – Debate
11h – Trabalho de grupos com construção da cartografia social
12h30 – Almoço
14h – Continuação: Trabalho de grupos
15h – Apresentação dos Trabalhos de grupo
17h – Avaliação e Encerramento