Plano elaborado pela Funcap reúne demandas tecnológicas dos recursos hídricos

21 de novembro de 2022 - 11:55 # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

No âmbito do Programa Cientista-Chefe, fomentado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), foi desenvolvido o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria dos Recursos Hídricos: Demandas Tecnológicas. A construção desse Plano contou com a participação de diversas instituições do setor de recursos hídricos, sob liderança da Secretaria dos Recursos Hídricos. Segundo o secretário da SRH, Francisco Teixeira, o plano formula a demanda de inovação das organizações de recursos hídricos em termos precisos, sob a forma de projeto de pesquisa aplicada com transferência de tecnologia e projeto de inovação. “O plano tem por objetivo a construção de bases para o aprimoramento da gestão hídrica do Estado, assim como, a identificação das mudanças tecnológicas disruptivas passíveis de alterar o contexto tecnológico da gestão dos recursos hídricos e que possam vir a ser desafios e oportunidades para o setor”.

O Plano foi dividido por temas para melhor entendimento. Inicialmente o foco é o processo de construção do Plano, com oportunidades de inovação, seleção e implementação. Em sequência, a publicação fala dos motores de mudança em diversos segmentos, como: no sistema SRH, mudanças globais e setoriais. Logo após fica detalhado os desafios para a inovação dos recursos hídricos e a gestão de oferta e demanda, além de conflitos, aspectos legais e institucionais e gestão integrada. O Plano encerra com oportunidades, alternativas e projetos.

Ainda segundo o secretário Teixeira, o Plano servirá como um guia para os trabalhos dor órgãos ligados aos recursos hídricos. “O plano servirá como um motor de mudança, que vai impulsionar e motivar para que ações e projetos sejam criados, visando o melhor gerenciamento dos recursos hídricos do Ceará”. Teixeira ainda pontua os desafios para a inovação – “existem alguns desafios, que inclusive foram detectados na criação do Plano, que podem atrasar a execução das ações, mas junto com esses desafios foram selecionados também soluções e alternativas”.

O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria dos Recursos Hídricos: Demandas Tecnológicas, pode ser acessado no link: Plano de Tecnologia SRH