SSPDS e Polícia Civil destacam a história de servidora negra que ocupa cargo de inspetora

21 de novembro de 2022 - 09:58 # # # # #

Ascom PC-CE - Texto e fotos

Por muitos anos, as pessoas negras tiveram que lutar e se mostrar serem capazes de poder ocupar lugares que, por muito tempo, não eram almejados. Esse dado histórico, hoje, dá espaço para destacarmos que, mesmo diante de tantos desafios e obstáculos, as pessoas negras podem e estão aonde querem. Em alusão ao Dia da Consciência Negra, neste dia 20 de novembro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) destacam a história de Sonyelle Lima, servidora que passou para inspetora no último concurso da PC-CE, ocorrido este ano.

Natural de Pernambuco, a inspetora Sonyelle Lima, de 34 anos, é formada em Educação Física e atualmente está lotada no Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPVG). A servidora que ingressou neste ano na Polícia Judiciária, conta com orgulho sobre representar uma mulher negra que compõe o quadro de servidores da Polícia Civil do Ceará. Além de ser aprovada no concurso da PC-CE em vagas reservadas para na cota racial, Sonyelle foi aprovada, também, no concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, mas escolheu pertencer às Forças de Segurança Pública cearense.

Para Sonyelle a educação de qualidade fez a diferença em sua vida, ela fala ainda sobre os colégios em que estudou, locais que eram frequentados por poucas pessoas negras, “Eu joguei voleibol dos 12 aos 24 anos e isso me permitiu ter uma educação de qualidade em colégios onde era bolsista por ser atleta, depois veio a faculdade e eu continuei sendo atleta universitária. Mas esses locais eram majoritariamente frequentados por pessoas brancas. A gente contava no dedo a quantidade de pessoas negras”, relata.

Sobre sua experiência profissional e o desejo de ter o próprio negócio, a inspetora fala sobre o empenho de sua família em sua formação. “Depois que me formei, trabalhei um tempo em uma academia. Mas sempre quis ter algo que fosse meu. E com o auxílio do meu pai, que vendeu o carro pra que eu pudesse investir no meu próprio empreendimento, abrir uma empresa de pilates e treinamento funcional. No qual trabalhamos de 2013 até 2020. As atividades foram finalizadas com a chegada da pandemia”.

Referências policiais e sonho realizado

A dedicação para estudar para o concurso da Polícia Civil do Estado do Ceará aconteceu no momento de seu puerpério. Mãe de primeira viagem, e com a pandemia instalada, Sonyelle resolveu se dedicar aos estudos e ser uma policial. “Minha irmã já é policial desde 2016, em Pernambuco e, resolvi que também seguiria a carreira. Enquanto amamentava, no auge da pandemia onde todos tinham que ficar em casa, passei a estudar com muito foco e seriedade” discorre.

Atualmente, o filho da inspetora está com dois anos e oito meses. “Eu quero que no futuro meu filho me veja e perceba que, com muita luta e mesmo com qualquer percalço no caminho, a gente pode ser o que quiser” fala com orgulho por ser uma mulher negra a pertencer uma classe tão importante que é proteger uma sociedade.

Dia da Consciência Negra

A data 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra e é celebrada para relembrar a luta e resistência das pessoas negras escravizadas no Brasil. A luta se estende, ainda, por requerimento de direitos sociais. A marca histórica vem mudando o cenário do Brasil e dando oportunidades às pessoas negras, que estão ganhando cada vez mais espaço de igualdade na sociedade brasileira.