Praça Luiza Távora recebe 62ª FeirArt neste fim de semana

22 de novembro de 2022 - 16:04 # # # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

Evento celebra artesanato cearense com participação de aproximadamente 1,5 mil artesãos representados por associações, grupos produtivos e artesãos individuais credenciados pela CeArt

Com o objetivo de valorizar e apoiar a comercialização da produção artesanal cearense, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), promove de 25 a 27 de novembro a 62ª FeirArt, a tradicional feira do artesanato do Estado, na praça Luiza Távora, no bairro Aldeota. Durante três dias, os visitantes terão acesso a produtos de aproximadamente 1,5 mil artesãos representados por 50 associações e grupos produtivos, além de artesãos individuais, de diferentes técnicas artesanais típicas das diversas regiões do Estado credenciados pela CeArt.

A Feira é um evento do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará, desenvolvido pelo Governo do Ceará, com o objetivo de ampliar a visibilidade e a valorização do artesão cearense proporcionando mais vendas e fortalecendo o setor. “A feira é um dos principais eventos do Governo do Estado para ampliar a comercialização da produção dos nossos artesãos, melhorando a renda deles, e valorizando os saberes tradicionais do nosso artesanato”, destaca a secretária da SPS, Onélia Santana.

Os saberes e tradições serão compartilhados com o público por meio da programação de oficinas artesanais. A FeirArt contará com programação musical, cultural e área de alimentação com oficinas gastronômicas.
Na loja galeria Mestre Noza estarão expostos os 18 presépios classificados para o 25º Concurso de Presépio Artesanal, os vencedores serão anunciados durante a abertura, na sexta-feira, 25. Os presépios classificados ficarão expostos até janeiro, na loja da CeArt, na Praça Luiza Távora.

A edição deste ano da FeirArt também trará ainda uma exposição em homenagem aos xilógrafos do Cariri. A mostra Xilogravura: Alma Nordestina, idealizada pela gerente de Eventos e Projetos da CeArt, Raquel Veras, conta com 16 trabalhos de xilógrafos de Juazeiro do Norte, além de quadros de artistas que foram influenciados por essa técnica milenar que tão bem se adaptou ao Nordeste.

O evento também vai beneficiar as crianças atendidas pelos programas da SPS com a campanha “Natal Sustentável: Troque um brinquedo e plante uma árvore”, que vai doar uma muda de árvore nativa do viveiro Adahil Barreto do Parque do Cocó em troca de um brinquedo.

Árvore de Natal Artesanal

A CeArt está no clima do Natal com uma árvore que é a cara do nosso Ceará. Idealizada pelo designer de interiores da Ceart, Patrício Barros, e executada pelos artesãos de arte popular Geovane Cardoso e o pai Francisco Graciano. A árvore é composta por oito telas de 4,70 metros de altura por 1,80 metro de largura em formato de cone, que foram pintadas com temas de festas populares do Nordeste. O resultado é uma árvore colorida e alegre e que valoriza a nossa identidade cultural. A decoração de Natal da CeArt será lançada durante a 62ª FeirArt.

Certificado do Selo CeArt digital

A SPS, por meio da Ceart, também fará o lançamento digital da Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento de Obras de Arte Popular Cearense. Desde 2015, os produtos das lojas CeArt carregam o Selo Ceart que garante qualidade, eficiência e responsabilidade social, tornando-se mais competitivos no mercado. Com a versão digital, o artesão passa a ter acesso online ao certificado digital de todos os seus produtos, comprovando a peça como legítimo artesanato cearense a quem tenha interesse em adquiri-las. “O Ceará é o único Estado do País a possuir um selo de autenticidade das peças artesanais comercializadas. Agora, essa garantia entra em uma nova era, com formato digital”, explica a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann.

Serviço:

62ª FeirArt

Data: 25 a 27 de novembro de 2021
Horário: 17h às 22h
Local: Praça Luiza Távora, na Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota

62ª FeirArt – Programação Musical

Sexta-feira, 25
18h – CORAL DA FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER
18h30 – CERIMÔNIA DE ABERTURA
20H – SAMBA DA MICA

Sábado, 26
20H – OS ALFAZEMAS

Domingo, 27
20h – PIRACEMA

62ª FeirArt – Programação Oficinas

Sexta-feira, 25
17H – XILOGRAVURA (com JOSÉ LOURENÇO)

Sábado, 26
17H – XILOGRAVURA (com JOÃO PEDRO)
18H30 – CROCHÊ NO PAU (com LIDUINA SARAIVA)

Domingo, 27
17H – XILOGRAVURA (com FRANCORLI CORREIA)
18H30 – PINTURA EM TALO DE CARNAÚBA (com DAVID DOS SANTOS)