Projeto Virando o Jogo inicia quinta edição com 980 jovens inscritos

22 de novembro de 2022 - 15:52 # # # # #

Ascom Vice-Gov

Com um total de 980 jovens inscritos, o Projeto Virando o Jogo inicia a sua quinta edição, nesta quarta-feira (23), em Fortaleza. Serão 39 turmas espalhadas em seis áreas da Capital, abraçando 29 bairros do município. A grande novidade para esta edição é a ampliação da faixa etária, agora recepcionando matriculados dos 15 aos 22 anos. Até o momento, o Virando o Jogo já atendeu 4200 jovens e adolescentes, com ações em Fortaleza e Sobral.

A partir desta quarta-feira até a próxima sexta (25), os jovens passarão por um momento conhecido como semana zero, quando serão apresentados ao Projeto, aos membros da equipe e suas iniciativas.

Carla da Escóssia, assessora especial da Governadoria, órgão executor do Virando o Jogo, salientou o compromisso do Governo do Ceará com a juventude cearense e suas aspirações para o futuro. “A quinta edição do Projeto Virando o Jogo reafirma o compromisso do Governo do Estado em criar oportunidades para jovens que estão sem estudar e sem trabalhar. O Virando o Jogo traz oportunidades de capacitação profissional, trabalha o retorno do jovem à escola, além de oferecer um suporte psicossocial importante e que tem sido muito procurado. A existência de uma bolsa é outro benefício que complementa a renda familiar do jovem e suas famílias. Com essa edição, vamos atingir o número de 5 mil jovens atendidos e esperamos, em 2023, ampliar o atendimento para os municípios mais populosos do Ceará”, disse.

Bairros

Nesta edição, Fortaleza terá como área de atuação os bairros Cais do Porto, Mucuripe, Vicente Pinzón, Lagamar, Jardim das Oliveiras, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Moura Brasil, Cristo Redentor, Pirambu, Antônio Bezerra, Floresta, Quintino Cunha, Vila Velha, Autran Nunes, Bonsucesso, Genibaú, Granja Portugal, Pici, Bom Jardim, Granja Lisboa, Manoel Sátiro, Siqueira, Planalto Ayrton Senna, Barroso, Conjunto Palmeiras, Curió/São Miguel e Jangurussu. Vale ressaltar também a chegada de ações no Residencial Luiz Gonzaga.

Os locais são escolhidos através de critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 22 anos, como índices de quantidade de jovens por área e evasão escolar, entre outros.

Expansão

O Projeto Virando Jogo é uma ação direcionada para jovens que não estudam e não trabalham, membros de famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo e moradores de áreas identificadas como vulneráveis. Por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), além de Fortaleza e Sobral, outros oito municípios do Ceará também receberão a ação: Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Quixadá.

A iniciativa do Governo do Ceará busca atuar na realidade destas pessoas, implementando ações que possam incrementar fatores de proteção, agregando à sua formação elementos para construção de uma rotina, compreensão de direitos e deveres da juventude, bem como de competências para o mundo do trabalho.

Através do Virando o Jogo, os jovens participam de diversas atividades divididas em três fases, possibilitando uma passagem por vários setores até oportunizar sua inserção no mercado de trabalho. Na fase inicial, o jovem atravessa os módulos de formação cidadã e ação comunitária. Logo depois é a vez da qualificação profissional, com um reforço em assuntos como esporte e cultura. Em um último momento, acontece o enfoque em áreas voltadas para o empreendedorismo. Todos esses passos são alinhados à reinserção escolar e ao acompanhamento familiar.