Ceará poderá ser o primeiro estado do Brasil 100% digital

23 de novembro de 2022 - 17:13 # # # #

Ascom Seplag - Texto

O Governo do Ceará por meio da Unidade de Gerenciamento do Programa Ceará Mais Digital, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), deu o pontapé inicial para o avanço da Transformação Digital do estado ao firmar contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiamento de projetos do programa de tecnologia. O contrato foi assinado pela governadora, Izolda Cela, em 17 de novembro, no Palácio da Abolição.

O Programa Ceará Mais Digital será financiado por uma operação de crédito com o BID, com prazo de execução de 60 meses (cinco anos). A contratação de operação de crédito destinada ao cofinanciamento do Programa será de 30 milhões de dólares, com contrapartida de 7.750 milhões de dólares do estado. O secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges, destacou a importância do marco dar início a evolução do estado. “Demos um grande passo para a transformação digital do Ceará, agora formalmente, após a assinatura do acordo de empréstimo com o BID, que acreditou no nosso projeto e comprou a ideia de transformar o Ceará em um estado 100% digital, afirma.

A missão de arranque que definiu recomendações para a execução do Programa, aconteceu durante o período dos dias 17 a 22 de novembro na sede da Seplag. Na ocasião, a equipe de gerenciamento do Programa, representantes das secretarias e vinculadas envolvidas no projeto e o BID, reuniram-se para definir as datas de realização e os prazos de cada produto das ações que serão realizadas pelo Estado.

Os componentes das ações foram divididos, sendo distribuídos durante os cinco anos previstos para o contrato. Dentre os projetos selecionados para os anos iniciais estão estratégias de transformação digital em cibersegurança, desenvolvimento de habilidades digitais, melhorias nos processos administrativos, estrutura digital para conectividade e eficiência, além da gestão fortificada do Cinturão Digital do Ceará.

Para o especialista líder em modernização do estado no BID, Mariano Lafuente, o Ceará tem um grande potencial de crescimento, ele explica que a parceria é parte de um ecossistema de ações em tecnologia que já estão sendo executadas, citando a digitalização de processos, que avança em um nível satisfatório, como um exemplo de progresso. “Daqui a cinco anos teremos uma transformação que virá desse esforço de transformar-se digitalmente, fortalecendo a relação com o cidadão, prestação de melhores serviços e efetividade”, destacou o especialista. O Ceará é o primeiro estado do Brasil que o poder executivo assinou a operação de crédito. O contrato prospecta para o futuro do estado, um Ceará 100% digital.