Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Argumento: território de roteiristas”, com Xenia Rivery

23 de novembro de 2022 - 14:44 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a aula aberta “Argumento: território de roteiristas”, que será ministrada pela roteirista cubana Xenia Rivery. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h, no auditório da Escola.

Durante a aula aberta, Xenia Rivery pretende abordar a relevância do argumento cinematográfico, seus elementos, conteúdos e formatos, elencando erros comuns que sistematizou ao longo de sua experiência como docente, jurada, curadora e selecionadora. Também vai compartilhar o processo de escrita do argumento de “Amores Paraguayos”, roteiro que divide com Pedro Cândido e Thaís Monteiro, que participaram do Lab Cena 15 em 2017, e com Pablo Arellano, atual assessor de roteiros do Lab.

 Xenia Rivery

Xenia Rivery é roteirista, script doctor, professora e consultora de projetos. Foi roteirista de curtas e longas premiados internacionalmente como “Tres veces dos” (Cuba), “Valeria Descalza” (Espanha), “Ciudad en Rojo” (Cuba), “El Chata” (Puerto Rico), “Perejil” (República Dominicana) e assessora de outros filmes, como o documentário “A Media Voz” (IDFA, Festival de Havana). Formada em Dramaturgia Teatral pelo Instituto Superior de Arte de Cuba e especialista em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), foi coordenadora e chefe da Cátedra de Roteiro na mesma instituição por 13 anos. Coordenou e foi tutora ao longo de 5 anos, ao lado de Arturo Arango, do Taller Latinoamericano de Guiones (TLAG), realizado dentro do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (FINCL), em Havana. Ministrou workshops em laboratórios, festivais e universidades em países como Brasil, Colômbia, Porto Rico e República Dominicana. Participou como convidada e palestrante do III Encontro Ibero-Americano de Roteiristas, na Cidade do México, e foi jurada em eventos latino-americanos e europeus. Como consultora, trabalhou junto ao roteirista Eliseo Altunaga. É fundadora e integrante ativa do Viceversa (grupo de criação que se encarrega de escrever, reescrever e assessorar projetos audiovisuais).

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Argumento: território de roteiristas”, com Xenia Rivery
Quando: 30 de novembro, quarta-feira, às 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público