Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho: proteção e cuidado em prol da saúde

25 de novembro de 2022 - 11:38 # # # # #

Bruno Brandão, Fátima Holanda, Jéssica Fortes, Joelton Barboza, Letícia Maia e Márcia Catunda - Rede Sesa - Texto
/Ascom Rede Sesa - Fotos

Nathalie Dias é a técnica responsável pela segurança do trabalho na Casa de Cuidados desde março de 2022

Todo ambiente laboral, independentemente do segmento, requer atenção no que diz respeito à segurança e ao bem-estar das pessoas envolvidas. Na área da Saúde, esse cuidado não seria diferente e demanda uma atuação diferenciada do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, cujo dia é comemorado no próximo domingo, 27 de novembro.

Nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a atuação desses profissionais perpassa os diversos setores monitorando o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a estrutura física do local, além do controle de doenças e de acidentes, dentre outras atribuições.

Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Sesa gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Nathalie Dias é a técnica responsável pela segurança do trabalho desde março de 2022. “Todo detalhe faz a diferença. Por isso, nosso papel é orientar para que tudo saia como planejado e sem riscos à saúde de ninguém”, afirma.

“É primordial a visão do profissional na antecipação das situações arriscadas que podem culminar em acidentes e doenças ocupacionais”, pontua Jamilo Nogueira

O engenheiro de Segurança do Trabalho Jamilo Nogueira atua há oito anos no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Sesa também administrada pelo ISGH. Para ele, a ideia central da busca por um ambiente laboral saudável e seguro é seu principal orgulho. No hospital, diversas ações de prevenção já foram realizadas, como a formação de uma brigada de incêndio e o acompanhamento constante dos riscos de acidentes.

“Saber que nossa atividade interfere diretamente na vida e na saúde das pessoas e de suas famílias é gratificante”, comenta Nogueira, acrescentando que sua principal função é evitar perigos biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e acidentais. “É primordial a visão do profissional na antecipação das situações arriscadas que podem culminar em acidentes e doenças ocupacionais, por exemplo”, completa.

Realização e desafios

Após concluir um curso na área de Enfermagem, Eliane Alves decidiu se tornar técnica em Segurança do Trabalho e iniciou sua trajetória no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) em 2006. Desde então, após mais de uma década compondo o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), vem construindo uma carreira marcada pela dedicação e assertividade.

Eliane Alves tem, entre suas atribuições, a elaboração de checklists cotidianos, a estruturação de certificações e a realização de manutenções estratégicas

“Tudo começou a partir do entendimento de que era fundamental aprender as normas e os direitos relacionados aos trabalhadores. Hoje, eu me sinto realizada em compor uma equipe formada por técnicos, médicos, enfermeiros e secretários”, destaca.

Dentre as principais atividades exercidas por Alves, destacam-se a elaboração de checklists cotidianos, a estruturação de certificações e a realização de manutenções estratégicas. “Aqui, levantamos dados, monitoramos notificações e estamos sempre pautados pela Norma Regulamentadora (NR) 32, cujo intuito é nortear medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, além de instruir o uso adequado dos EPIs e manter o alinhamento junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)”, detalha.

Relembrando os momentos mais marcantes de sua carreira, a profissional ressalta os desafios impostos pela pandemia da covid-19. “Sem dúvida, foi um período que exigiu muito de nós. Em alguns momentos, precisei gerenciar a responsabilidade laboral e a preocupação em me manter saudável para proteger a minha família”, aponta.

Engajamento

Seja engenheiro ou técnico de Segurança do Trabalho, o profissional está sempre atento ao calendário de eventos que promovem e conscientizam os colaboradores sobre a importância e a necessidade de seguir protocolos que impactam diretamente a qualidade de vida e a integridade física de colegas e pacientes. E para garantir essa proteção, o engajamento é essencial e ocorre por meio de ações que valorizam e conquistam a participação de todos.

Jacqueline Evangelista prioriza as habilidades, os conhecimentos e uma dinâmica diferenciada em suas atividades no Samu 192 Ceará

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), o Sesmt foi implantado em junho deste ano e vem ganhando protagonismo.

Jacqueline Evangelista, técnica de Segurança do Trabalho, prioriza as habilidades, os conhecimentos e uma dinâmica diferenciada. “Ser profissional da saúde e de segurança do trabalho é ser referência no cuidado com os colaboradores. É preciso priorizar a empatia, a humanização e a eficiência técnica. Para mim, é uma honra”, destaca.

Prevenção e colaboração

“Com seriedade e compromisso, é uma função que não exerço sozinha, preciso da colaboração dos colegas, da equipe multidisciplinar do Sesmt e do apoio da gestão hospitalar”, comenta Alany Mara Lucena

Alany Mara Lucena é técnica de Segurança do Trabalho do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) e explica que os cuidados e a atenção aos trabalhadores têm sido primordiais para a proteção de todos e para o bom funcionamento da instituição. “Com seriedade e compromisso, é uma função que não exerço sozinha, preciso da colaboração dos colegas, da equipe multidisciplinar do Sesmt e do apoio da gestão hospitalar. A prevenção sempre será a melhor opção, afinal, é mais fácil impedir acidentes e doenças do que lidar com as consequências”, diz.

Ouvir e observar

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) implantou o Sesmt em 2006 e, tão logo iniciaram as atividades do serviço, a técnica Karla Suyane passou a integrar a equipe. “Já são 16 anos. Passei por empresas de ônibus, indústria e até por outra instituição de saúde, mas no HM eu me encontrei”, conta.

Karla Suyane atua no Sesmt do Hospital de Messejana realizando inspeções, vistorias e ações de sensibilização com os trabalhadores da unidade

Para além de todo o trabalho de prevenção como inspeções, vistorias e ações de sensibilização, Suyane acrescenta outras habilidades necessárias para exercer a profissão com excelência. “Também precisamos ser ouvintes, entender e acolher as demandas dos trabalhadores, ser bons observadores. Tudo isso faz parte da nossa atuação e da construção de um ambiente seguro e saudável”, reforça.