Jornada de Crédito Orientado beneficia mais de 3.700 pequenos negócios cearenses

25 de novembro de 2022 - 16:19 # # # #

Ascom Adece

Com o objetivo de orientar e preparar os pequenos negócios cearenses para o acesso ao crédito e a aplicação assertiva dos recursos obtidos, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), encerrou o primeiro ciclo do projeto Jornada de Crédito Orientado.

No total, as ações do projeto, que foram realizadas no período de julho de 2021 a setembro de 2022, beneficiaram mais de 3.700 pequenos negócios de todas as regiões do Estado. Entre os resultados alcançados pelo programa, estão o atendimento de 3.433 microempresas, a realização de 3.738 orientações técnicas, 3.327 consultorias, além de seminários, workshops e encontros de crédito.

“A Adece tem apoiado iniciativas estratégicas que visam fortalecer e ampliar a participação de pequenos negócios na economia do Estado. Além da oferta de crédito, por meio do Programa de Microcrédito Produtivo – Ceará Credi, também temos investido em iniciativas como o projeto de crédito orientado, com foco na qualificação financeira desses pequenos empresários e fomentando o desenvolvimento de negócios economicamente sustentáveis em todo o Estado”, explica o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

Durante o seminário de encerramento do programa, realizado na última quarta-feira (23), participaram o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Montenegro; o gerente de projetos estratégicos da Adece, Felipe Torquato; a articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, Alice Mesquita; e o gestor estadual do projeto Jornada de Crédito Orientado, Silvio Moreira.

“Nosso propósito é elevar o empreendedorismo e o trabalho no território cearense e a gente acredita que este projeto tem um efeito multiplicador, pois empresas que participaram desta jornada e estão tendo bons resultados servirão de exemplo para outros empreendedores”, conta o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Montenegro.

O Projeto

Voltado para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte, o projeto viabilizou para os participantes uma trilha de capacitação, que envolveu a realização de seminários de sensibilização, autodiagnóstico da gestão financeira da empresa, consultorias de gestão financeira e de orientação para o crédito, workshops de orientação, encontros virtuais de crédito com a participação de representantes de instituições financeiras e o monitoramento das empresas participantes.

Resultado do Projeto

3.433 Microempresas (ME) atendidas
305 Empresas de Pequeno Porte (EPPs) atendidas
3.738 orientações técnicas realizadas
3.327 consultorias de 6h (ME) realizadas
241 consultorias de 12h (EPP) realizadas
26 seminários realizados
90 workshops realizados
90 encontros de crédito realizados