Com presença da governadora Izolda Cela, encerramento da 3ª Olimpíada do Sistema Socioeducativo é marcado por homenagens

30 de novembro de 2022 - 17:09 # # #

Marconi Alves - Ascom Seas Texto
Carlos Gibaja e Helene Santos Fotos

“Por meio do esporte você aprende a ganhar e a perder. Isso engrandece. Respeitando as regras, todos são vencedores dessa competição maravilhosa realizada pela Seas. Parabenizo a cada um. Vocês fizeram esse momento acontecer da melhor maneira possível”. O depoimento da governadora do Ceará, Izolda Cela, na solenidade de encerramento da III Olimpíada de Esportes do Sistema Socioeducativo do Ceará, nesta quarta-feira (30), no Centro de Formação Olímpica (CFO), emocionou a todos os presentes. Ao falar diretamente para os socioeducandos, a governadora os incentivou a aproveitar as oportunidades: “Acreditem nos seus sonhos, nunca desistam”.

 

Com a participação de 144 adolescentes de todas as unidades de Fortaleza, foram realizadas competições de atletismo, basquete, vôlei, tênis de mesa, gamão e xadrez. Os atletas foram acompanhados por técnicos e professores durante a realização dos jogos nos centros socioeducativos do Ceará, de 9 a 29 de novembro de 2022. A Olimpíada teve como objetivo desenvolver as potencialidades dos socioeducandos, dando-lhes oportunidade para participar, de forma ativa e prazerosa, fazendo seus próprios julgamentos de forma assertiva, em prol do protagonismo juvenil.

Diversas homenagens deram o tom do evento. A mais emocionante premiou o trabalho dedicado da assessora especial de Diretrizes Socioeducativas, Francisca Silva, que atua na área desde antes mesmo da criação da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Francisca, que está deixando a Seas no fim deste ano, recebeu uma placa das mãos da governadora Izolda Cela, um reconhecimento pelos seis anos de trabalho: “Fiquei muito emocionada. Foi uma homenagem linda e vou guardar para o resto da minha vida”. A Seas também prestou homenagens a todos os diretores do centros socioeducativos com placas de agradecimento que foram entregues por coordenadores que atuam no dia a dia do órgão.

Ao final da solenidade, foram entregues os troféus para as unidades campeãs da III Olimpíada de esportes do Sistema Socioeducativo do Ceará. Em 1º lugar geral: Centro Socioeducativo São Miguel, com 260 pontos. Em 2º, Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider, com 240 pontos. Empatados com 200 pontos, ocuparam o 3º lugar o Centro Socioeducativo Dom Bosco e p Centro Socioeducativo Patativa do Assaré.

Trabalho da Seas

Após agradecer a todas as instituições parceiras, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Tribunal de Justiça, a governadora Izolda Cela fez questão de destacar o trabalho realizado na Seas ao longo desses seis anos de existência. O superintendente Roberto Bassan afirmou que as Olimpíadas do Sistema Socioeducativo são um marco histórico e, por ser a 3ª edição, estão consolidadas. Não é mais uma ação isolada. “A Olimpíada deu mais um passo como projeto político-pedagógico nos centros socioeducativos”, pontuou.

Bassan agradeceu, ao final da sua fala, ao empenho da governadora Izolda Cela em abraçar a causa do sistema socioeducativo: “A senhora é extremamente reconhecida com uma gestora pública da educação. Agora, a senhora pode se considerar como a grande gestora do socioeducativo”.