MOPI aBarca – Mostra de Artes da Porto Iracema reúne trabalhos de artistas da Capital e dez municípios do Ceará

30 de novembro de 2022 - 15:03 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

A MOPI aBarca reúne 14 espetáculos nas diversas linguagens, envolvendo artistas da capital e do interior do estado, numa intensa programação que ocupará diversos espaços das localidades de Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Itapipoca, Maranguape e Maracanaú

A Porto Iracema das Artes – Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, até 17 de dezembro, a Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI) do projeto aBarca, reunindo os projetos artísticos desenvolvidos no âmbito dos programas de formação básica do projeto e também do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, projeto realizado em parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. A MOPI aBarca reúne 14 espetáculos nas diversas linguagens, envolvendo artistas da capital e do interior do estado, numa intensa programação que ocupará diversos espaços das localidades de Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Itapipoca, Maranguape e Maracanaú e será dividida em dois momentos: a MOPI dos cursos básicos ocorre desde 25 de novembro e segue até 17 de dezembro. Já a MOPI do Lab Música Porto Vila Cariri, nos dias 10 e 11 de dezembro. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Iniciado em junho de 2022, o projeto aBarca expandiu as atividades da Porto Iracema para dez municípios do interior do Ceará. Ao todo, foram vinte percursos de formação básica em Fortaleza (bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Na região do Cariri, aBarca incluiu o Laboratório de Música Porto Vila Cariri, que contemplou quatro projetos artísticos.

O nome do projeto, aBarca, é um convite para navegar numa embarcação, a nave Porto Iracema, e construir travessias movidas pela formação e criação artísticas. Também é um convite para o ajuntamento, para esse envolver com o olhar e os braços que está implicado no verbo abarcar. Sugere ainda um movimento de ampliação da abrangência, dos horizontes, agregando mais territórios, pessoas, ideias, afetos, vozes, criatividades, sempre em perspectiva plural e diversa.

Chegando ao fim do ciclo formativo, é o momento de ver, escutar, sentir o que essas vozes de diferentes territórios enunciam por meio de suas criações. Entre os dias 25 de novembro e 17 de dezembro, a MOPI dos cursos básicos reúne dez apresentações, entre aulas abertas, experimentos cênicos, exposições de artes visuais e exibições de produções audiovisuais. As atividades ocorrem em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Maranguape e Maracanaú.

 

Confira a programação completa da MOPI dos Cursos Básicos do projeto aBarca

06/12 – Terça-Feira

Estação da Juventude / (Rua Ventura, 94 – Vl Recanto, Sobral – CE)
18h30 > Experimento Cênico “Cultura e paixão mais uma história de amor do sertão” com estudantes do Percurso de Teatro/aBarca. Reflete sobre a importância da cultura da cidade a partir do amor entre Bárbara e Araújo, com direção de Sr. Preta.

08/12 – Quinta-Feira
Pátio da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza)
18h > “Poéticas da Formação” – Aula Aberta com a presença de artistas-formadores convidados para as “Navegações Estéticas” no Projeto aBarca nos municípios de Maracanaú. Uma atividade que visa focar no relato de artistas-formadores sobre os processos pedagógicos, desde a elaboração do seu plano de ensino até a concretude dele nas aulas e os desafios que encontraram.
com Lucas Limeira, Projeto O Cheiro do Queijo, Virgínia Pinho e Vivi VTS.

13/12 – Terça-Feira
Sede da Companhia de Teatro Ortaet (Av. Carlos Roberto Costa, 396, Veneza, Iguatu)
18h30 > Experimento Cênico “A cidade como narrativa poética” com estudantes do Percurso de Teatro/aBarca, reflete sobre o território como espaço de criação para as histórias que atravessam a rotina das/os/es estudantes, com direção de Ana Raquel e Cleilson Queiros.

14/12 – Quarta-Feira
Quebrada Cultural (R. Dr. Francisco Monteiro, 447 – Triângulo, Juazeiro do Norte)
18h30 > Experimentos Cênicos “ A cidade como narrativa poética” com estudantes dos Percursos de Teatro/aBarca do Crato e Juazeiro do Norte, construídos a partir de diálogos das/dos/es estudantes com a cidade, sua cultura popular e processos históricos -, com direção de Suzana Carneiro e Edceu Barbosa.
Abertura da Exposição do percurso de Artes Visuais, em Juazeiro do Norte.
A exposição reúne projetos artísticos da turma de jovens do Projeto aBarca, são trabalhos em diversas linguagens como o Bordado, Pintura, Desenho e Gravura, um processo que envolve questões como o território e experimentações contemporâneas, a partir das vivências com as artistas-formadores: Eliana Amorim, Charles Lessa, Jaque Rodrigues, BordaDinha e Maria Macêdo.

15/12 – Quinta-Feira
Ponto de Cultura Galpão da Cena (Rua Raimundo Lopes Souza, 331 – Violete, Itapipoca)
19h > Exibição dos processos de criação audiovisuais “Corpo, imagem, som”, resultado do percurso de audiovisual. Os trabalhos exploram as múltiplas interações entre a plasticidade do corpo e a composição da imagem e do som, num movimento híbrido e transdisciplinar que convoca campos artísticos distintos como a fotografia, a dança, as artes sonoras e o cinema.

Escola do Campo Nazaré Flor – Assentamento Maceió / Itapipoca
18h > Experimento Cênico “Poéticas Afro-indígenas” com estudantes do Percurso de Teatro, elaborado a partir de imagens, sons e corpos dançantes, dando ênfase às identidades, história do território e a trajetória de cada estudante, com direção de Orlangelo Leal.

16/12 – Sexta-Feira
Pátio da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza)
18h > Apresentação de experimentos cênicos “A cidade como narrativa poética” e com estudantes do Percurso de Teatro/aBarca de Maranguape, Caucaia e Vicente Pinzón. As propostas atravessam a narrativa da luta da jovem cacique Laila, descendente do indígena Maranguab – O sabedor da guerra; as lutas pelo território das juventudes indígenas e não-indígenas de Caucaia; e a busca por reafirmação das identidades e valorização de quem se é no Vicente Pinzón.

Casa de Cultura Capistrano de Abreu / Maranguape
18h30 > Abertura da exposição de trabalhos produzidos no PREAMAR de Artes Visuais.
A mostra reúne os exercícios da turma de jovens do projeto aBarca em Maranguape que ao longo do Percurso de Formação concentraram suas reflexões sobre e a partir das ideias e sentidos de cidade.

17/12 – Sábado
Secretaria da Juventude – Sejuv / Maracanaú
14h > Apresentação de Ensaios Fotográficos da turma de jovens do Projeto aBarca de Maracanaú. Na conclusão do curso de Formação Básica em Artes Visuais com o enfoque na Fotografia, a turma apresenta seus estudos a respeito do Ensaio Fotográfico, incluindo discussões amplas como cidade, corpo, desejos e dissidências.

Já a MOPI do Laboratório de Música Porto Vila Cariri ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro com quatro apresentações musicais dos projetos do Lab no SESC Crato.
Sobem ao palco os projetos: “Raízes do violão e da rabeca no reisado: desafios na manutenção da prática”, de Mestre Expedito Caboclo, Cícero Carlos Gomes e Otávio Alencar, que teve a tutoria de Di Freitas; “Dentre todas elas, dentre tantas outras: Uma canção para cada cantora”, de Fatinha Gomes, Tâmara Lacerda e Mestra Marinez, que teve tutoria de Ceumar. Por fim, se apresentam os projetos “As Canções de Maria”, de Mestra Maria, Sidália Dantas, Juliana Silva e José Elenilson, que teve tutoria de André Magalhães e “Terreiros de Santo, Terreiros de Guerreiro”, de Francisco Erinaldo (Nando), Mestre Assis e Cícero dos Santos, que foi tutorado por Renata Amaral.

Confira a programação completa da MOPI do Laboratório de Música Porto Vila Cariri

10/12 – Sábado
SESC Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – São Miguel – Crato-CE)

18h30 > “Raízes do violão e da rabeca no reisado: desafios na manutenção da prática”, de Mestre Expedito Caboclo, Cícero Carlos Gomes e Otávio Alencar. Tutoria de Di Freitas.
20h > “Dentre todas elas, dentre tantas outras: Uma canção para cada cantora”, de Fatinha Gomes, Tâmara Lacerda e Mestra Marinez. Tutoria de Ceumar.

11/12 – Domingo
SESC Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – São Miguel – Crato-CE)

18h30 > “As Canções de Maria”, de Mestra Maria, Sidália Dantas, Juliana Silva e José Elenilson. Tutoria de André Magalhães.
20h > “Terreiros de Santo, Terreiros de Guerreiro”, Francisco Erinaldo (Nando), Mestre Assis e Cícero dos Santos. Tutoria de Renata Amaral.

SOBRE O PROJETO aBARCA

O Projeto aBarca tem como objetivo expandir as ações de formação em artes da Escola Porto Iracema das Artes para o interior do estado. O projeto está realizando cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, envolvendo jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Além de formação, estão previstas ações de fruição e criação artísticas, com orientações para inserção dos jovens no mercado da cultura. As cidades que estão recebendo o projeto são: Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Para todos os cursos foram adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SOBRE A VILA DA MÚSICA MONSENHOR ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Serviço

Mostra de Artes da Porto Iracema das Artes (MOPI) do projeto aBarca reúne trabalhos de artistas da Capital e dez municípios do Ceará
Data: de 25 de novembro a 17 de dezembro
Local: Diversos espaços em Fortaleza, Crato, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Maranguape e Maracanaú
Gratuito e aberto ao público