Círculos de Cultura de Paz: Seduc forma professores que atuam nos Centros Socioeducativos
1 de dezembro de 2022 - 15:23 #formação #participantes #qualificar
Ascom Seduc
A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu a Formação de Facilitadores de Círculos de Cultura de Paz no início desta semana. A Formação destinou-se a professores que atuam nos Centros Socioeducativos de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, totalizando 100 participantes.
O objetivo é proporcionar uma oportunidade de qualificação referente aos pressupostos filosóficos e metodológicos da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Diálogos.
A ação ocorre por meio da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio e apoio da Vice-Governadoria – Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (Compaz).
Além dos profissionais da rede pública estadual de ensino, são também beneficiados pela formação, professores vinculados às redes municipais de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, além de técnicos, gestores e pedagogos da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).
“Conhecendo os princípios e os marcos teóricos da Cultura de Paz, os participantes vão se conectando consigo, com os outros e com a espiritualidade, sempre na perspectiva de levar aos adolescentes e jovens, em cumprimento de Medida Socioeducativa, o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais”, ressalta o professor Nonato Lima, da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional.
Além de preparar facilitadores, a formação permite que os educadores vivenciem acolhimento, autoconhecimento e motivação nas suas intervenções pedagógicas, considerando o contexto educacional dos Centros.