GTIV passa a ser preenchida e emitida exclusivamente de forma eletrônica a partir do 1º de janeiro de 2023

1 de dezembro de 2022 - 15:49 # # #

Ascom Adagri - Texto

A partir do 1º de janeiro de 2023, a Guia de Trânsito Interna de Vegetais (GTIV) passa a ser preenchida e emitida eletronicamente, em sistema informatizado, conforme informa a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). A alteração da Instrução Normativa nº 01, de 29 de Julho de 2020, que dispõe sobre o Trânsito Interno de Vegetais, consta no Diário Oficial do último dia 22 de novembro.

De acordo com a diretora de Sanidade Vegetal, Neiliane Sombra, “a medida se faz necessária para melhorar o tempo de resposta dos relatórios de diagnósticos e pela baixa utilização do modelo blocado”, explica.

Segundo o documento, em caso de impedimento da emissão da GTIV por falha nos sistemas da Adagri, excepcionalmente, o transporte poderá ocorrer através da guia preenchida de forma manual, a ser emitida em duas vias em qualquer unidade de atendimento da Adagri (Núcleos Locais, Escritórios de Atendimento à Comunidade e Postos de Vigilância Zoossanitárias). Também fica estabelecido que as guias emitidas, para preenchimento manual, até o dia 31 de dezembro de 2022 poderão ser utilizadas até 31 de janeiro de 2023.

A Adagri reforça ainda que a partir de 1° de fevereiro de 2023, o usuário que possuir guias preenchidas manualmente e que estiver pendente de prestação de contas das segundas vias, ficará bloqueado no sistema até realizar sua regularização.

Acesse a Instrução Normativa