Internos da unidade prisional Irmã Imelda criam peça de teatro para conscientizar sobre o Dia Mundial de Combate à Aids

2 de dezembro de 2022 - 10:48 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP

Os internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) apresentaram nesta quinta-feira (1), data em que se registra o Dia Mundial de Combate à Aids, uma peça teatral para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão sobre a doença.

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem como objetivo alertar a sociedade sobre a questão, além de combater o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença.

Na ocasião, o grupo de teatro “Portugays” fez uma apresentação que aborda ações de prevenção à saúde, além de trazer a discussão de temas sobre doenças sexualmente transmissíveis, preconceito e direitos. Também foi comemorado a criação do grupo teatral que faz um ano de existência como instrumento de complementação das atividades de ressocialização das pessoas privadas de liberdade na unidade prisional.

A diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Ilana Ferro, comemora mais uma ação alusiva construída pelos internos da unidade. “Essa ação é extremamente importante para conscientizar a população carcerária e principalmente a sociedade sobre a doença e do risco de vida que ela pode causar. Esse assunto é mais uma bandeira de luta que a unidade prisional busca, através da arte e da cultura, reproduzir para os demais como forma de orientar, prevenir e cuidar”, afirma.

A interna da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), cujo nome social é Cinderela, comenta a importância de debater sobre o assunto. “A apresentação teatral é uma forma mais leve e dinâmica de abordar sobre a doença e principalmente de passar informações para conscientizar a sociedade nessa questão. Nosso maior objetivo é incentivar as pessoas a ter mais compaixão e compromisso com a luta contra a Aids através da prevenção, detecção precoce e tratamento do vírus HIV”, disse.