Ações do CBMCE resultaram em 581 banhistas resgatados em praias do Ceará em 2022

6 de dezembro de 2022 - 15:29 # # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 581 banhistas de situações de afogamentos, entre janeiro e novembro deste ano, em praias do Ceará. O número é superior aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 563 e 526 pessoas com vida nas praias atendidas pela corporação, respectivamente. Além de cearenses, foram salvas também pessoas de outros estados e até de outros países.

No total, foram feitas 83.744 prevenções na faixa de areia junto aos banhistas. “O Corpo de Bombeiros distribui, pela orla, guarda-vidas em postos, além de disponibilizar recursos como quadriciclos, viaturas 4×4 e motos aquáticas, como também do apoio de ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, afirma o major Fernando Chailon Oliveira Barros, da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS). O serviço de guarda-vidas encontra-se disponível na Praia do Futuro, em Fortaleza, além dos municípios de Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara.

Segundo o capitão Igor Cabral, subcomandante da 1ª CSMAR/BBS, as ações de prevenção são orientações feitas aos banhistas na própria faixa de areia, em que os bombeiros militares mostram onde estão os perigos da praia e aconselham as pessoas a não entrarem no mar desacompanhadas ou alcoolizada, por exemplo.

Além disso, os guarda-vidas observam as situações de perigo e se antecipam a elas, observando pessoas que estão em locais mais suscetíveis a acidentes e pedindo que elas se desloquem para uma área mais segura. “Sem as ações de prevenção, esses banhistas poderiam ter sido vítimas de afogamento”, destaca o oficial.