Ceará Científico volta a ocorrer presencialmente após 2 anos, com abertura nesta quarta (7)

6 de dezembro de 2022 - 15:39 # # # # #

Ascom Seduc

Ceará Científico, principal ação de fomento à pesquisa e à inovação nas escolas da rede pública cearense, chega à etapa estadual em 2022, trazendo os mais relevantes trabalhos elaborados por estudantes, em diversas áreas do conhecimento. A iniciativa é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e volta a ocorrer presencialmente, após dois anos de realização virtual. O evento terá abertura nesta quarta-feira (7), a partir das 17 horas, no Shopping RioMar Fortaleza, com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela.

As exposições dos trabalhos ocorrem na quinta-feira (8), a partir das 10h30. Na sexta (9), às 15h30, será feita a cerimônia de encerramento e premiação dos vencedores. Na mesma ocasião, haverá a entrega do Selo Escola Sustentável 2022 às unidades de ensino selecionadas para receber a comenda.

Jornada

A mostra teve início na fase escolar, em que cada unidade de ensino realizou sua própria feira de Ciências. Na sequência, os classificados foram para a fase regional, que aconteceu em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Por último, é feita a etapa estadual, na Capital, reunindo os vencedores do estágio anterior.

Ao todo, nove categorias estarão em exposição, envolvendo diretamente 460 alunos e 207 professores orientadores. São elas: Ciências e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio; Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas demais áreas do conhecimento; Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental II; Robótica, Automação e aplicação das TIC.

O Ceará Científico incentiva, desde 2016, a construção de projetos que promovam a integração dos componentes curriculares, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.

Serviço:

Etapa Estadual do Ceará Científico
Abertura: 7 de dezembro (quarta-feira)
Local: Shopping RioMar Fortaleza – Espaço de Eventos (L3)
Horário: 17 horas
Endereço: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza – CE