Circula Ceará chega a Limoeiro do Norte nesta quarta-feira (7)

6 de dezembro de 2022 - 16:57 # # # # #

Ascom Secult

Com participação da secretária executiva, Valéria Cordeiro, a abertura oficial será na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, na quarta-feira (7), a partir das 19h, com apresentação do Grupo de Sopros Maestro José Robles, com Regente Luandrey Célio, e da Orquestra Infanto Juvenil Limoeirense.

A partir desta quarta-feira (7) e até o dia 10 de dezembro, a cidade de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, recebe o Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). A abertura oficial será na quarta-feira (7), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte. A cerimônia contará com a presença da secretária executiva da Cultura, Valéria Cordeiro, e do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago, dentre outros gestores, representantes institucionais e autoridades locais. Na ocasião, será realizada a apresentação do Grupo de sopros Maestro José Robles e da Orquestra Infanto juvenil Limoeirense. A partir das 18h30, haverá a abertura da exposição fotográfica “Severinas Mulheres do Sertão”, por Mayara Albuquerque (Quixeramobim), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Núcleo de Informação Tecnológica (NIT).

Durante os dias de circuito, vários espaços públicos e equipamentos culturais da cidade de Limoeiro do Norte serão ocupados com espetáculos em diversas linguagens e atividades de formação. Após Limoeiro do Norte, o projeto segue para Icapuí, entrando em um ciclo de 15 municípios do Ceará que recebem a programação artística e de formação, ocupando os espaços públicos e equipamentos culturais. As atividades são gratuitas, acessíveis em Libras e abertas a todos os públicos. Para saber mais informações e acompanhar a programação, basta acessar os perfis de Instagram @circulace, @sec.culturalimoeiro e @secultceara e o site.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (o DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Programação Institucional

Além da programação cultural, o Circula Ceará tem também uma potente programação institucional que fortalece a política cultural no Estado. A cidade que recebe o Circula em cada macrorregião também protagoniza o Encontro Regional de Dirigentes Municipais de Cultura, realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura). Além do encontro de gestores e gestoras municipais de Cultura, o Circula promove também visitas técnicas aos Pontos de Cultura e espaços cênicos, conversas sobre diversos temas, como políticas culturais afirmativas, políticas de formação em arte e cultura e políticas de patrimonialização, além de atendimento ao Pro-Siec (Protocolo de Intenções e Sistemas de Cultura), preenchendo a cidade com Cultura, na prática e no debate.

“O Circula Ceará apresenta também uma programação institucional bem intensa, com a participação de coordenadores das várias políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Então é um momento de reflexão, de festa, de congraçamento e é um momento de debate também, onde se debate a questão da institucionalização da Cultura, com conversas em torno da profissionalização e do mercado cultural como um todo”, explica Valéria Cordeiro, secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará.

Sobre o Circula Ceará

Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontece em 15 municípios, com nove já contemplados, com 141 artistas e grupos cearenses selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. O circuito contará com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de cinco exposições fotográficas, cinco projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

Cada cidade recebe

– 2 grupos de teatro

– 2 grupos de música

– 2 grupos de dança

– 1 grupo de circo

– 1 grupo de cultura popular e tradicional

– 1 exposição fotográfica

– 1 projeto de intervenção urbana

– 1 oficina de acessibilidade cultural

– 1 mediação de leitura

Calendário 2022

07 a 10 de dezembro de 2022 – Limoeiro do Norte

14 a 17 de dezembro de 2022 – Icapuí

*Sujeito a alterações

Serviço

Circula Ceará em Limoeiro do Norte, de 7 a 10 de dezembro de 2022*
Abertura: 7 de dezembro (quarta-feira)
Local: Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Núcleo de Informação Tecnológica (NIT)
18h30 – Abertura da exposição fotográfica “Severinas Mulheres do Sertão”, por Mayara Albuquerque (Quixeramobim)
Câmara Municipal de Limoeiro do Norte
19h – Cerimônia de abertura do Circula Ceará – Limoeiro com presença da secretária executiva da Cultura, Valéria Cordeiro, e do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago, dentre outros gestores, representantes institucionais e autoridades locais.
19h30 – Apresentação do Grupo de Sopros Maestro José Robles, com Regente Luandrey Célio, e da Orquestra Infanto Juvenil Limoeirense.

Acesse aqui a programação completa do Circula Ceará em Limoeiro

*Sujeito a alterações