Parque Estadual Marinho completa 25 anos, ganha sede e reconhece parceiros

6 de dezembro de 2022 - 14:05 # # # #

Ascom Sema

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), inaugura, nesta quarta-feira (7), às 9h, a sede do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e o Espaço de Educação Oceânica. O local é um contêiner reaproveitado, instalado na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres). “Nossa intenção é que funcione ao mesmo tempo como área administrativa, divulgação da Unidade de Conservação (UC) estadual, e como espaço de educação ambiental para tratar sobre a importância da preservação da fauna e da flora do mar”, explica Artur Bruno, titular da Sema.

Criada em setembro de 1997, a Pedra da Risca do Meio acaba de completar 25 anos. Trata-se da (ou 47,90 km²) e distante 10 milhas náuticas (aproximadamente 18,5 km) do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na direção 60°NE. “Local de recifes com profundidade entre -18 m e -29 m e de significativa diversidade de peixes, tubarões, quelônios, cetáceos, corais, esponjas e demais espécies, o parque é um refúgio biológico de grande valor”, afirma Bruno.

A proteção e conservação desse refúgio e de toda a sua biodiversidade, contou e conta com o trabalho, apoio e parceria de muitas pessoas. Por isso, além da solenidade inaugural da sede da Unidade de Conservação, sete personalidades serão agraciadas com a placa Amigos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. São eles:

1. pescador artesanal Sebastião da Silva Ramos (Seu Sebastião)
2. diretora da Colônia de Pescadores Z-8 e responsável pela Rede de Mulheres Marisqueiras do Ceará Maria Cristina de Sousa Paula
3. biólogo Marcelo Oliveira Soares, do Labomar
4. gestora da UC, Izaura Lila Lima Ribeiro
5. orientadora da Célula de Diversidade Biológica Cedib/Cobio/SEMA), Andréa Moreira
6. bolsista do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Semace/Funcap, Matheus Martins Fernandes
7. mergulhador Marcus Davis Andrade Braga

Serviço

Solenidade de Inauguração da Sede do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio
Dia: 7 de dezembro de 2022 (quarta-feira)
Hora: 9h
Local: Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres)