Inaugurada base terrestre do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio

7 de dezembro de 2022 - 15:20 # # # #

Tarcília Rego- Ascom Sema Texto
Diego David - Ascom Sema

Na manhã desta quarta-feira (7), na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), inaugurou o Centro de Referência do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. No local, funcionará a sede administrativa da Unidade de Conservação (UC) e o Espaço de Educação Oceânica, no qual estão previstas atividades de sensibilização ambiental sobre a importância de proteger a biodiversidade marinha.

Na ocasião, também foram celebrados os 25 anos da UC, criada em setembro de 1997. O titular da Sema, Artur Bruno, abriu o evento. Ele destacou que toda UC precisa de um apoio, de um local ou de um equipamento para instalar a equipe gestora e, principalmente, para realizar e divulgar projetos. “Pensamos que, além da sede administrativa, poderíamos criar um espaço de educação oceânica, que acreditamos, será fundamental para fazer educação ambiental”, disse. “A área protegida submersa no mar, fica 18 km distante de Fortaleza e a ideia inicial era levar a base terrestre para a Avenida Beira Mar, mas não foi possível”, completou.

O Centro de Referência foi pensado pela gestão do Parque e financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Projeto GEF-Mar. “O propósito dessa base terrestre é atender às metas e objetivos previstos no Plano de Manejo da Unidade de Conservação”, explica Izaura Lila, gestora do Parque.

O espaço é composto por dois contêineres, no qual estão previstas atividades de sensibilização ambiental e exposição permanente, referente à biodiversidade marinha, além de propiciar aos visitantes uma imersão na Risca do Meio, através de realidade virtual.

Homenagens

A Pedra da Risca do Meio é um refúgio biológico de grande valor ambiental. A proteção e conservação desse refúgio, com toda a sua riqueza e biodiversidade, contou e conta com o trabalho, apoio e parceria de muitas pessoas. Na ocasião, a Sema homenageou sete personalidades com a placa Amigos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, por dedicarem tempo, comprometimento, esforço e amor em prol da sustentabilidade do recurso marinho. O troféu foi criado e confeccionado pela arquiteta da Sema, Juarinda Barreira.

Foram homenageados, o pescador artesanal, Sebastião da Silva Ramos (Seu Sebastião); a diretora da Colônia de Pescadores Z-8 e responsável pela Rede de Mulheres Marisqueiras do Ceará, Maria Cristina de Sousa Paula; o professor, biólogo, doutor em Ciências do Mar, Marcelo de Oliveira Soares; a gestora da UC, Izaura Lila Lima Ribeiro, a gestora ambiental e orientadora da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA), Andréa Moreira; o bolsista do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Semace/Funcap, Matheus Martins Fernandes; e o mergulhador Marcus Davis Andrade Braga, representante das Operadoras de Mergulho no Conselho Gestor do Parque. A gestora Izaura Lila agradeceu o reconhecimento em nome de todos os homenageados.

Presentes ao evento, o secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando Bezerra Melo; representando a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento; o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), professora Ozilea Bezerra; a Secretaria de Educação (Seduc), professora Iane Nobre; o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPM), Tenente Braga; a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, (Secitece), professor Cândido BC Neto; a professora da Uece, Rose Jane, o coordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, Luís Ernesto Arruda.

Também participaram da solenidade, o secretário-executivo das Sema, Fernando Bezerra; a coordenadora de Biodiversidade, Doris Day Santos; o de educação ambiental, Ulisses Rolim, e ainda, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e convidados.

Saiba mais

Criado em setembro de 1997, o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio compreende uma área de 4.790,16 hectares, (ou 47,90 km²), com profundidade entre 18 metros e 29 metros, distante 10 milhas náuticas (aproximadamente 18,5 km) do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na direção 60°NE. Trata-se da primeira e única UC marinha do Estado do Ceará, totalmente submersa, com uma significativa diversidade de peixes, tubarões, quelônios, cetáceos, corais, esponjas e demais espécies, o parque é um refúgio biológico de grande valor. É um ponto de mergulho e fotografia submarina e local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científica.

O nome “Risca” vem da denominação dada pelos jangadeiros às formações rochosas submersas (mais de 11 recifes), onde organismos se fixam formando a base da cadeia alimentar local. E o nome “Pedra da Risca do Meio” foi escolhido em homenagem aos jangadeiros que batizaram os diversos pontos de pesca. A “Risca do Meio” é um dos maiores recifes existentes no Parque.