Governo do Ceará lança projeto Horta nas Escolas em Caucaia

8 de dezembro de 2022 - 15:59 # # # #

Ascom SDA

Com o objetivo de promover a criação e a manutenção de 35 hortas agroecológicas nas escolas públicas estaduais de ensino médio regular, de tempo integral e de educação profissional, o Governo do Ceará lançou nesta quarta-feira (07), em Caucaia, o Projeto Horta nas Escolas, que integra as ações do Projeto Mandalla, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

No total, 5.520 pessoas serão beneficiadas com investimentos da ordem de R$320.572,67. O Projeto é fruto de um convênio com o Ministério da Cidadania e a SDA, em parceria com as secretarias de Estado da Educação, Saúde e Meio Ambiente, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A EEMTI Profa. Iraci Pereira de Alcântara foi a primeira das 31 instituições da região metropolitana a receber a iniciativa. Cerca de 10 municípios serão contemplados nesta primeira fase de execução do Horta nas Escolas.

O coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Roberto Virgínio, pontua que este projeto é um complemento da produção integrada ao Mandalla. “Nosso maior objetivo, além de incentivar e apoiar a agricultura familiar, é despertar novas vocações entre os jovens e as novas gerações”, conclui.

Para o professor Walber Abreu, diretor da EEMTI Profa. Iraci Pereira de Alcântara, esse lançamento representa uma prática inovadora na realidade da grade curricular dos alunos. “Hoje nós temos um grupo de meninos e meninas, envolvidos diretamente no desenvolvimento e execução da horta em nossa escola. São jovens que desde cedo são estimulados a missões e desafios”.

Clique AQUI  e tenha acesso ao vídeo com mais informações e detalhes sobre o desenvolvimento do projeto Horta nas Escolas.