Laboratório de Música apresenta show do Projeto “Encruzilhada” nas Rotas de Criação

8 de dezembro de 2022 - 13:53 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

Encruzilhada traz uma experiência estético-sonora, uma imersão poética, musical e afetiva entre o público e as/os artistas participantes.

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza o show “Encruzilhada”, de Zéis com participação de Eudenia Magalhães, Renata Froan, Glauber Alves e Naiara Lopes. A apresentação faz parte das Rotas de Criação do Laboratório de Música. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no dia 13 de dezembro, terça-feira, às 19h, no Pátio da Escola.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Encruzilhada” tem desenvolvido, no âmbito do Lab Música, uma pesquisa que atravessa as questões de raça na arte. Calcado no rock, tem tutoria de Kassin, que vem acompanhando as/os artistas que compõem o “Encruzilhada”: Zéis, Eudenia Magalhães e Renata Froan.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO ENCRUZILHADA
Encruzilhada é uma metáfora para um mundo penetrado em dualismo(s). Que caminhos alternativos podemos seguir e quais as perspectivas de futuro? Neste trabalho, Zéis busca encontrar nas discussões sobre raça, na arte, nos encontros, na sua energia rockeira e nas suas referências da música brasileira, algo que conecta as pessoas. Encruzilhada é uma experiência estético-sonora, uma imersão poética, musical e afetiva entre o público e o artista.

SOBRE O TUTOR KASSIN
Produtor musical, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, é um dos principais produtores musicais brasileiros. Integrou a banda Acabou La Tequila, notória no cenário independente carioca dos anos 90. Nos anos 2000, junto com Moreno Veloso e Domenico Lancelotti, formou o grupo +2. Fizeram três discos e a trilha sonora para o espetáculo do Grupo Corpo. É membro da Orquestra Imperial. Além disso, fomenta experimentalismos em projetos como o Artificial, no qual lançou o disco Free Usa e “toca” as músicas com um Game Boy. Em 2011, lançou seu primeiro disco solo, Sonhando Devagar, pela Coqueiro Verde. O álbum Relax foi eleito o 27º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil e um dos 25 melhores álbuns brasileiros do primeiro semestre de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Fez a direção musical do espetáculo “Clube da Esquina – Os Sonhos não Envelhecem”.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Apresentação do show “Encruzilhada”, de Zéis e com participação de Eudenia Magalhães, Renata Froan, Glauber Alves e Naiara Lopes
Data: 13 de dezembro, terça-feira
Horário: 19h
Local: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público