Portocem assina pré-contrato para construção de usina termelétrica movida a gás natural no Complexo do Pecém

9 de dezembro de 2022 - 09:40 # # # #

Ascom Complexo do Pecém

Portocem assina pré-contrato para construção de usina termelétrica movida a gás natural no Complexo do Pecém

A Portocem assinou, na última quarta-feira (7), um pré-contrato com o Complexo do Pecém (CIPP S/A), no Ceará, para a construção de uma usina termelétrica movida a gás natural com previsão para entrar em operação em julho de 2026. Com capacidade de 1.572 MW, o empreendimento proporcionará ainda mais segurança ao SIN – Sistema Interligado Nacional, sendo construído para operar nos momentos de baixo nível d’água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).

“Nosso projeto não é apenas mais um projeto de geração de energia. Ele é estruturante/transformacional para a região Nordeste, permitindo que, com a criação do terminal de regaseificação (FSRU), a região vire um importante hub de gás natural na América Latina e atue como uma âncora fundamental para a atração de diversos outros investimentos sustentáveis e importantes”, afirma Ronan Dias, CEO da Portocem.

Infraestrutura

A UTE Portocem será implantada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), empresa do Complexo do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. Composta por quatro turbinas geradoras em ciclo simples, movidas a gás natural, a UTE Portocem terá uma linha de transmissão de 8 km que conectará a usina ao SIN, através da Subestação Pecém 2.

O empreendimento receberá gás natural de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela Portocem e ficará permanentemente atracada dentro da área abrigada do Porto de Pecém.

“Esse é um projeto de alto investimento, um dos maiores já planejados para o Estado do Ceará. Será aqui a primeira usina termelétrica a gás natural do Brasil instalada numa zona de processamento de exportação, na nossa ZPE Ceará. Além disso, teremos a instalação do suprimento de GNL em área abrigada no Porto do Pecém. Ou seja, a Portocém chega para fortalecer o nosso complexo industrial e portuário como um importante equipamento para a cadeia de produção do gás natural na América Latina”, celebra Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A) no ato da assinatura do pré-contrato.

De acordo com Ronan, a Portocem se beneficiará de uma localização privilegiada, com uma infraestrutura robusta. “A zona industrial de Pecém tem proximidade com o ponto de conexão elétrica do sistema interligado nacional, e o Porto possui características favoráveis para a infraestrutura de GNL, com profundidade e espaço para operação”, destaca.

Geração de empregos

Com a construção da Usina Termoelétrica Portocem, na Região Metropolitana de Fortaleza, estima-se que o empreendimento deverá gerar cerca de 1.700 empregos durante sua fase de construção, que terá duração de aproximadamente três anos e seis meses. Estão previstas obras de implantação, que englobam a construção de estruturas, além da montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos.

A UTE Portocem contribuirá para a geração de empregos no estado do Ceará e promoverá ao longo de sua construção empregos diretos nas obras, além de demanda de funções técnicas, com profissionais especializados e operadores/mantenedores.

UTE Portocem

A Usina Termelétrica Portocem (UTE Portocem) foi a maior vencedora do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência, realizado em dezembro de 2021 pela Aneel e pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), para contratação de reserva de potência para o SIN (Sistema Interligado Nacional), e será implantada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), uma empresa do Complexo do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O empreendimento é um investimento da Ceiba Energy, no valor aproximado de R$ 4,7 bilhões.