SSPDS lança novo pacote tecnológico de sistemas para Segurança Pública do Ceará

9 de dezembro de 2022 - 10:36 # # # # # # # #

Ascom SSPDS

 

Integrando e intensificando cada vez mais sua estratégia de prevenção e fortalecimento da Segurança Pública no Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), lançou, nesta quinta-feira (08), o novo pacote tecnológico de sistemas para Segurança Pública. São eles: o Painel Dinâmico de Vistorias e o Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo 2.0), ambos voltados para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); e o sistema para o Comando para Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar do Ceará (Copac Virtual).

O novo pacote compõe tecnologias que contribuem para o aperfeiçoamento da prestação de serviços pelos gestores e agentes de segurança pública e para a consolidação da redução dos índices de criminalidade. As ferramentas já vem sendo utilizadas e testadas, como acontece com o Sigo 2.0, por meio do qual o gestor operacional, no caso a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, e o CBMCE, executa atendimento a vítimas e vários tipos de ocorrência, por meio do sistema de georreferenciamento.

As informações sobre o lançamento e o funcionamento dos novos sistemas foram repassadas em coletiva de imprensa, na sede da SSPDS-CE. Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira, o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutierrez, o comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do CBMCE, tenente-coronel Wagner Alves. Também estiveram presentes na reunião o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), capitão Anderson Duarte, a diretora da Diretoria Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas/Supesp), Manuela Cândido e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, frisou que para o combate e prevenção à criminalidade é necessário fortalecer o sistema utilizando recursos tecnológicos e trabalhando de forma integrada.

“Parabenizo todos aqui presentes por mais essa tecnologia lançada. Digo mais uma vez e não canso de repetir: para obtermos resultados na segurança pública é preciso termos um sistema forte e integrado. Nossos resultados positivos são possíveis devido aos investimentos e fortalecimento do trabalho realizado em conjunto. Precisamos ter nossas Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros e Pefoce, todas bem estruturadas e motivadas, utilizando sempre os melhores equipamentos. E é isso que o Governo do Estado vem fazendo: investindo em mais tecnologia. Essas novas ferramentas permitirão uma maior agilidade para todos os integrantes da segurança pública, bem como uma melhor interação com outras áreas que atuam na correção das desordens urbanas, que tem efeito direto na criminalidade. Tudo isso fará do Ceará um estado cada vez melhor”, pontuou o secretário.

A apresentação do novo pacote tecnológico foi feita pelo superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas tecnológicos. Em sua fala, o superintendente destacou a importância da ciência e da inteligência artificial no combate aos crimes no Ceará.

“A segurança pública do Brasil e do mundo está evoluindo a passos largos para o uso da ciência de dados e a inteligência artificial. Hoje, no Ceará, desenvolvemos tecnologia de ponta para a segurança pública, baseada em evidência, onde podemos utilizar dados e informações que auxiliam na criação de tecnologias para facilitar o trabalho do policial no combate à criminalidade e prevenção da violência. Os policiais necessitam de condições para facilitar a tomada de decisões. Dessa forma, temos que nos capacitar com o que há de melhor, para oferecermos recursos humanos, financeiros e materiais”, ressaltou ele.

Além dos novos sistemas lançados, a segurança pública do Ceará conta ainda com outras tecnologias ágeis e seguras que são direcionadas para o trabalho de prevenção e combate à criminalidade, como o Big Data Cerebrum, o Status (Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança e o Sistema Analítico Status), Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (PCA), além do Sistema de Videomonitoramento Inteligente Agilis.

Sigo 2.0

O Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo 2.0), desenvolvido pela Supesp, possibilita que o Corpo de Bombeiros, por meio da localização dos hidrantes, das dimensões das vias de acesso às suas unidades de atendimento e ao local da ocorrência, visualize o melhor trajeto a ser realizado por grandes viaturas.

Além de orientar a escolha pelo hidrante mais próximo do foco de incêndio, a tecnologia considera o seu poder operacional (efetivo e viaturas). O Sigo também pode ser usado para acionar equipes de salvamento em situações de resgate ou desmoronamento de edificações ou outros tipos de ocorrências. Atualmente, essa tecnologia é bastante utilizada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atendimento das ocorrências e despacho de viaturas.

Painel Dinâmico de Vistorias
O Painel Dinâmico de Vistorias do Corpo de Bombeiros é uma ferramenta de inteligência de negócios (business intelligence – BI), conectada a uma fonte de dados do Número de Edificações Certificadas (Uscat), que aplicada à segurança pública estadual, permite aos gestores do CBMCE saberem o percentual de edificações vistoriadas e, assim, elaborar uma estratégia de fiscalização por Área de Segurança Pública (AIS), por cidade ou por proximidade dos agentes em determinada área.

Segundo o comandante do Comando de Engenharia da Prevenção de Incêndio (Cepi) do CBMCE, tenente-coronel Wagner Maia, o sistema permite uma gestão mais eficaz, melhorando a segurança das edificações e atuando na prevenção de acidentes. “A colaboração da Geesp/Supesp (Gerência de Estatística e Geoprocessamento) foi decisiva na elaboração dessa ferramenta, que será essencial para traçar uma estratégia efetiva e rápida para a manutenção da segurança em todo o estado”, disse o comandante.

Copac Virtual

O Copac Virtual é uma ferramenta online de gestão de demandas e geração de relatórios a partir de registros geolocalizados, feito pelos policiais militares, que identificam as necessidades sociais, em seu trabalho, tais como ocorrências de desordens urbanas. Também possibilita o registro de informes, que podem ser utilizados pelos demais órgãos das Forças de Segurança do Ceará.

As informações geradas facilitam tanto a classificação da urgência para resolução das demandas, quanto também geram conhecimento acerca das condições urbanas e sociais dos territórios, nos quais o Copac atua, dentro das Áreas Integradas de Segurança (AIS). O Copac Virtual tem seus serviços disponíveis via aplicação web. Leve, ágil e fácil de usar. Após a autenticação do usuário, o sistema libera o acesso para cadastro de demandas da população.

O sistema Copac Virtual foi criado pela Supesp, ainda com o nome de Proteger Virtual. A partir do advento da Lei nº 17.576, de 02 de agosto de 2021, foi institucionalizado o Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), como parte da estratégia de Segurança Pública do Ceará. Recentemente, o Proteger foi incorporado ao Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar do Ceará (Copac/PMCE).