Gestores do Samu 192 Ceará apresentam o Serviço a secretários municipais de Saúde

13 de dezembro de 2022 - 13:47 # # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 Ceará - Texto e foto

Evento foi realizado na última sexta-feira (9)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará foi pauta da última reunião ampliada de 2022 do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), realizada na sexta-feira (9) em Fortaleza.

O superintendente Nilson Mendonça Filho – ao lado do coordenador médico do Samu Ceará, Breno Novais – apresentou a mais de cem gestores municipais o trabalho desenvolvido e as melhorias implementadas. “Somente por meio do diálogo e da cooperação é que vamos conseguir qualificar a assistência do atendimento pré-hospitalar à população cearense”, explica Mendonça.

“Ter os gestores do Samu 192 Ceará nesse diálogo aberto e respeitoso com os secretários de Saúde fica melhor para entender o Serviço. E mostra que há uma vontade muito grande dessa gestão do Samu Ceará em acertar e fazer um trabalho de qualidade, ainda mais do que já é”, afirma a presidente do Cosems-CE, Sayonara Cidade. Titular da Saúde em Baturité, ela reforça que o atendimento pré-hospital é de grande importância para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios e destaca a capilaridade do Samu Ceará, a maior do Brasil.

Nar reunião, Mendonça mostrou a composição atual da rede do Serviço, com três Centrais de Regulação das Urgências (CRU Eusébio, CRU Juazeiro do Norte e CRU Sobral), 121 Bases de Apoio e 164 unidades móveis, sendo três de resgate aeromédico, 29 Unidades de Suporte Avançado (USAs), 131 de Suporte Básico (USBs) e três motolâncias.

O gestor também detalhou as mudanças implementadas desde que o Serviço passou a ser administrado, em abril deste ano, pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde), integrante da administração indireta do Estado, sendo vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A titular da Saúde de Horizonte, Lúcia Gondim, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Parabenizo-os, Nilson e Breno, porque estão indo aos municípios para conversar com prefeitos e secretários de Saúde. Isso já é algo bastante grandioso, e reconheço que essa nova gestão do Samu 192 Ceará está começando a fazer diferença”.