HGWA inicia projeto de melhoria em 25 setores mirando no aperfeiçoamento da assistência
13 de dezembro de 2022 - 12:15 #assistência #HGWA #Rede Sesa #segurança do paciente
Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e fotos
Com duração de um ano, iniciativa visa à excelência na execução de protocolos de segurança do paciente
Gestores do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participam de um projeto de melhoria para beneficiar diversas áreas da unidade. A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp), com apoio da Direção, envolve 25 setores do equipamento – do administrativo ao assistencial.
O projeto tem duração de um ano e objetiva desenvolver ações de melhoria para ampliar a qualidade do hospital, visando à excelência no atendimento e na execução de protocolos de segurança do paciente. No último mês de novembro, o HGWA foi eleito o segundo melhor hospital público do País.
Segundo a gerente de Risco da unidade, Djane Filizola, a ideia do projeto surgiu a partir de pontos percebidos durante a visita mais recente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em agosto deste ano.
Gestores de 25 áreas participam do projeto
Filizola explica que o Nugesp criou um cronograma de aperfeiçoamento com a experiência de participação em outras ações, como no Saúde em Nossas Mãos, do Ministério da Saúde, e no Paciente Seguro, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (RS).
“O projeto de melhoria é um desdobramento do relatório de acreditação da última visita presencial que nós tivemos. A equipe deixou um documento com pontos a serem desenvolvidos até a próxima avaliação, prevista para 2023. Será uma visita de recertificação”, detalha.
Melhorias contínuas
A gerente de Risco ressalta que essa qualificação busca treinar todos os gestores. A proposta mira o Nível 3 de excelência da acreditação, reforçando as melhorias contínuas e as ações direcionadas. “O projeto foi elaborado para ser feito semanalmente por meio de oficinas. Foi elaborado um cronograma: a cada semana, os gestores serão capacitados em uma ferramenta de qualidade, desde a concepção até a execução. Neste primeiro ano, esperamos consolidar 25 projetos”, diz.
O coordenador médico da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto, Denison Couto, conta que tem grandes expectativas. O profissional busca ser ainda mais assertivo nas ações, favorecendo para o seu desenvolvimento e a sua evolução como gestor. “Acho uma iniciativa extremamente pertinente. Estamos ajudando a construir todas as etapas de um projeto. Isso serve tanto para a capacitação do gestor como para a gestão participativa, agregando os trabalhadores da ponta”, acrescenta.
A coordenadora médica das Clínicas, Andrea Gondim, pontua que os treinamentos servirão para o planejamento de cada setor, culminando na qualidade da assistência prestada aos pacientes. “Vai nos ajudar a desenvolver o time de liderança e estimular discussões com as equipes sobre ferramentas de gestão e sobre trabalho coletivo”, argumenta.