Mostra de Artes e Ofícios dá início às comemorações dos 20 anos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

13 de dezembro de 2022 - 16:16 # # #

Ascom EAOTPS

O evento traz exposições com obras dos alunos e resultados de cursos e projetos da Escola

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) – equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – está completando 20 anos de fundação neste mês de dezembro. E para dar início às atividades comemorativas, será lançado no dia 16 dezembro, às 17h, a I Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios. O evento é uma culminância de cursos e projetos realizados pelo equipamento.

Entre as atividades previstas estão a exposição “Linhas de Fausto Nilo”, que reúne trabalhos bordados feitos a partir de desenhos do artista, arquiteto e poeta Fausto Nilo. A exposição é o resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado da EAOTPS. Também haverá uma exposição de telas Chico da Silva (1910 – 1985), que passaram por um processo de restauração feito pelos alunos(as) da Escola. As obras são do acervo da Secretaria da Cultura de Fortaleza. A programação da Mostra contará ainda com exposições de gravuras produzidas pelos(as) alunos(as) do Curso de Iniciação à Gravura e de joias confeccionadas pelos(as) alunos(as) do I Curso de Prataria Artesanal da EAOTPS.

Haverá ainda uma exposição intitulada “De ponto a ponto, construiremos nossa liberdade”, com uma instalação têxtil produzida pelos(as) alunos(as) do curso de Costura e Borado de 2022. Será realizada também uma exibição audiovisual dos resultados da edição 2022 do Projeto Patrimônio para Todos, iniciativa da EAOTPS que visa sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade. Também será apresentada uma exibição sobre o processo de restauro dos murais artísticos de Gérson Faria (1889 – 1943), localizados na cripta Horto da Agonia, da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, no bairro Benfica, em Fortaleza CE. A restauração foi feita por alunos(as) da EAOTPS em novembro deste ano.

Para Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, a Mostra, além de marcar os 20 anos da Escola, é uma forma de celebrar a arte voltada à valorização do patrimônio. “Os(as) alunos(as) são os grandes protagonistas dos 20 anos da Escola, por isso apresentar os trabalhos feitos por eles é a melhor forma de celebrar o aniversário do equipamento que vem dando uma importante contribuição para a valorização da arte, e preservação do patrimônio e dos ofícios tradicionais”, ressalta.

Serviço

LANÇAMENTO DA I MOSTRA FAZENDO ARTE, APRENDENDO OFÍCIOS
Data: 16 de dezembro de 2022, às 17h. As exposições permanecerão abertas ao público durante todo o mês de
dezembro, com visitações de segunda à sexta, das 14h às 16h30.
Local: Sede da EAOTPS – Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga, Fortaleza/CE
Informações: whatsapp 85 3238 1244 (de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e 13h30min às 16h)

PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DA MOSTRA FAZENDO ARTE, APRENDENDO OFÍCIOS

 “Linhas de Fausto Nilo” – Exposição de trabalhos bordados feitos a partir de desenhos do artista, arquiteto e poeta Fausto Nilo. A Mostra é o resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado da EAOTPS.
 Telas Chico da Silva – Exposição de telas Chico da Silva (1910 – 1985) que passaram por um processo de restauro dos alunos(as) do Curso de iniciação em conservação e restauração de bens patrimoniais móveis e integrados – modalidade Telas da EAOTPS.
 Gravuras – Poéticas Livres – com gravuras produzidas por alunos(as) do Curso de Iniciação em Gravura 2022 da EAOTPS, nas técnicas xilogravura, litografia e gravura em metal.
 Prataria Artesanal – com joias confeccionadas por alunos(as) do I Curso de iniciação ao segmento da Prataria artesanal/Joalheria da EAOTPS.
 Projeto Patrimônio para Todos – exibição audiovisual sobre o projeto que visitou cinco bairros de Fortaleza (Jacarecanga, Jangurussu, Sabiaguaba, Serviluz e Parangaba), realizando oficinas de educação patrimonial com jovens e uma pesquisa participativa sobre referências culturais. A iniciativa foi agraciada em 2011 com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
 Murais artísticos de Gérson Faria – exibição audiovisual do processo de restauração dos murais artísticos do artista plástico Gerson Faria (1889 – 1943) localizados na cripta Horto da Agonia, da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, no bairro Benfica, em Fortaleza CE.
 De ponto a ponto, construiremos nossa liberdade" – instalação têxtil produzida por alunos(as) da turma 2022 do Curso de Costura e Bordado

Sobre a EAOTPS

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) é um equipamento público vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que desenvolve ações pedagógicas com o intuito de contribuir para as políticas públicas de promoção, preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural material e imaterial do Ceará, sendo uma referência no ensino nas áreas da Conservação e Restauração e no campo dos ofícios tradicionais.

O equipamento foi inaugurado em 18 de dezembro de 2002, ainda como Centro de Restauro do Ceará. Somente a partir de 15 de maio de 2006 passou a ser denominada Escola de Artes e Ofícios.

A Escola oferece cursos que capacitam seus alunos(as) a desenvolverem técnicas de conservação e restauração do patrimônio, além de cursos que ensinam ofícios tradicionais ligados ao setor criativo e ao artesanato tais como: bordado e costura, gravura (gravura em metal, xilogravura, litografia e serigrafia), artesanato em couro, madeira, prataria artesanal, cerâmica, escultura, entre outros. As atividades pedagógicas contribuem para inserção produtiva e social de seus alunos(as), especialmente de jovens, a partir de 18 anos, oriundos principalmente de escolas públicas.