PMCE premia 27 alunos de escolas públicas de Juazeiro do Norte por desempenho em redação

13 de dezembro de 2022 - 16:32 # # # #

Ascom SSPDS

Alunos de 27 escolas da rede de ensino público, do município de Juazeiro do Norte, participaram, na tarde desta segunda-feira (12), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade contou com mil alunos na quadra do Ginásio Municipal Professor Santana, no bairro São Miguel, no município que integra a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do estado.

Ao todo, 27 crianças tiveram suas redações escolhidas e estas receberam bicicletas como premiação do bom desempenho textual. A redação contou com o tema: “O que eu aprendi no Proerd e como vou usar em minha vida”. Na ocasião, os alunos desenvolveram o conteúdo ministrado em dez encontros divididos em três módulos: escola, polícia e família. As aulas do Proerd aconteceram uma vez por semana durante dez aulas.

A formatura foi realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do comando-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Mais de mil crianças participaram da cerimônia de conclusão do curso realizado no município. Ao todo, foram 78 turmas das escolas: Izabel da Luz; Fundação Educacional Rotary; Antônio Fernandes Coimbra; Carolina Sobreira; Professora Cícera dos Santos; Demóstenes Ratts; Doralice de Figueiredo Rocha; José Ferreira de Menezes; Lili Neri; Manoel Balbino; Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati; Professora Maria Germano; Mário da Silva Bem; São Gerardo; Tarcília Cruz; Zila Belém; Padre Cícero; Irmã Iva; Professora Iva Emídio; Dr. Leão Sampaio; Maria de Lourdes Lopes; Tabelião Expedito Pereira; Tabelião Vicente Pereira; Heloisa Sobreira; Dom Vicente de Paula; Felipe Neri e Pelúsio Correia.

“As aulas foram ministradas semanalmente e uma vez por semana durante 50 minutos. Os policiais militares do Proerd direcionam as crianças sobre o papel da PMCE na comunidade, além de conceitos de riscos e consequências, e como lidar com situações que provoquem tensões”, ressaltou o instrutor do Proerd e da Cogei de Juazeiro do Norte, subtenente Fontes.

Sobre o curso

Na Região do Cariri, o Programa é coordenado pelo comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (2ºBPM), tenente-coronel Patrício Lima de Santana; e pelo comandante da 1ª Companhia do 2ºBPM, capitão Rafael Ramalho. No Ceará, a coordenação do Proerd está sob a responsabilidade da Cogei, tendo à frente o coronel da PMCE Evandro Queiroz de Assunção.

A formação contou com estudantes de dez a doze anos das escolas municipais e estaduais de ensino fundamental. Os alunos concluíram o curso realizado em dez encontros durante a carga horária escolar.

Sobre o Proerd

O Proerd é um programa essencialmente preventivo e comunitário que conta com a contribuição de 18 instrutores espalhados por todo o Estado. A atual edição contemplou 500 estudantes de 15 escolas públicas de Fortaleza, com faixa etária entre nove e doze anos. Segundo dados do programa, 6.800 crianças foram formadas pelo curso somente neste semestre.

As ações do programa acontecem nas escolas, com a presença de policiais militares devidamente capacitados, que atuam de forma preventiva e sob um viés educacional e de responsabilidade social junto às comunidades, como mais um fator de proteção, contribuindo e se somando aos esforços das demais modalidades do policiamento ostensivo realizadas pela PMCE na promoção da segurança pública na região.