SRH e Cogerh encaminham Projeto Aluvião Iguatu

13 de dezembro de 2022 - 13:12 # # #

Ascom SRH

Coordenado pelo secretário executivo dos Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara, a Gerência de Estudos e Projetos da Cogerh está desenvolvendo o Projeto Aluvião Iguatu, que tem por objetivo conhecer toda a reserva hídrica explotável do município, em quantidade e qualidade, para identificar o que pode ser usado.

A primeira etapa do Projeto, que está sendo desenvolvida pelos geólogos Roberto Lima e Ana Maia, foi dividida em três passos: exploração (pesquisa bibliográfica e catográfica); prospecção (delimitação da área, cadastro de poços, monitoramento ta massa d’água, investigação geofísica, coleta de amostras de água e detalhamento topográfico) e avaliação de reserva (caracterização hidrológica, hidrogeológica, volumétrica da reserva e qualitativa da reserva). O planejamento é que todo o Projeto fique concluído até janeiro de 2024.

Durante essa primeira etapa já foram cadastrados 60 poços profundos na área de estudo, onde em 20 destes são realizados periodicamente testes de salinidade, bacteriologia, fisioquímica e PH. Segundo o geólogo Roberto Lima, no município existem alguns poços com alto índice de salinidade. “Nós encontramos em algum desses poços de estudo um nível de salinidade super elevado, além de outras características que estão sendo analisadas e serão incluídas no estudo. Está sendo feito também um levantamento para garantir o mapa de chuvas e de aporte subterrâneo”.

A Cogerh já realizou um monitoramento, dos anos de 2020 e 2021, dos poços localizados no Aluvião Julião, em Iguatu. O trabalho pode ser acessado aqui. (https://portal.cogerh.com.br/wp-content/uploads/boletins-pagina/Boletim%20Monitoramento%20Juli%C3%A3o%20%28Iguatu%29%202020-2021.pdf)

Para o secretário Aderilo Alcântara, o Projeto Aluvião Iguatu vai ajudar o município na aquisição de novos projetos. “Para que se consiga novos investidores, empresas ou até mesmo projetos governamentais é de extrema importância que se saiba a situação hídrica do município. Esse estudo vai viabilizar novas conquistas para a região”.

Reunião de acompanhamento

Na manhã desta segunda-feira (12), o secretário Aderilo se reuniu com a equipe da Gerência de Estudos e Projetos da Cogerh para avaliar os passos que já foram concluídos e realizar um planejamento das próximas etapas.

Atualmente está sendo realizada a fase geofísica do Projeto, com a sondagem elétrica e a coleta de materiais para análise de qualidade, além do detalhamento topográfica da região.