Criança Feliz realizou mais de sete milhões de visitas domiciliares no Ceará

14 de dezembro de 2022 - 14:51 # # # # #

Ascom SPS - Texto

Nestas quinta-feira (15) e sexta-feira (16), gestores, coordenadores e supervisores do programa se reúnem para fazer um balanço das ações de 2022 e planejar 2023

O Governo do Ceará realizou 7.090.983 visitas domiciliares a famílias com crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade. A ação foi feita por meio do Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, que integra o programa Mais Infância Ceará, e ocorreu entre julho de 2017 e outubro deste ano.

Para avaliar os aspectos do desenvolvimento do programa no Ceará e planejar as ações para 2023, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, reúne, nestas quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a partir das 9h, gestores, coordenadores e supervisores do programa, no Hotel Oásis Atlântico Imperial, que fica na Av. Beira Mar, 2.500, Meireles.

“O Mais Infância Ceará foi elaborado para abrigar diversas políticas que contemplam as crianças cearenses em situação de vulnerabilidade. E o Criança Feliz cuida dessa proximidade com as famílias. É com as visitas que identificamos os problemas reais de cada família, do desenvolvimento infantil e sabemos onde agir, que políticas poderemos propor para avançar nesse tema”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Silvana Simões, coordenadora do Programa Criança Feliz no SUAS, ressaltou que nestes seis anos, 154.255 famílias foram assistidas e 188.606 pessoas contempladas, sendo 145.068 crianças e 43.538 gestantes, nos 184 municípios cearenses.

“Este é um evento do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará que tem como público-alvo os representantes dos comitês intersetoriais municipais da Primeira Infância, dentre secretários de Assistência Social, Saúde e Educação, coordenadores e supervisores do Primeira Infância no SUAS dos 184 municípios cearenses. É com muito orgulho que hoje podemos dizer que as 184 cidades do Estado do Ceará possuem planos municipais intersetoriais da primeira infância e, que destas, 176 têm esta política efetivada, aprovada na Câmara como política pública”, lembra Silvana Simões.

Programação

15/12
9h – Abertura Seminário
10h – Palestra Magna – A importância da implementação dos Planos Municipais da Primeira Infância com Rui Aguiar
10h50 – Plano Municipal da Primeira Infância – Uma história da implementação no Ceará Apresentação: Silvana Simões e Luzia Laffite
11h30 – Visão do Futuro – Criança é prioridade absoluta, com Dagmar Soares
12h – Debate
14h – Apresentação Balanço do Programa Criança Feliz
14h30 – Certificação dos municípios
16h – Avaliação e encerramento

16/12
9h – Abertura Seminário
9h30 – Apresentação Balanço do Programa Criança Feliz
10h – Mesas Temáticas:
Aquiraz – Mulheres e gestantes indígenas;
Crato – Acompanhamento do Programa Primeira infância no SUAS/Criança Feliz de crianças afastadas do convívio familiar;
Quixadá – Comunidades tradicionais
13h30 – Trabalho de grupo
16h – Apresentação dos resultados dos grupos
17h – Avaliação e dinâmica de encerramento