ÍRIS promove Jornada de Inovação em Sobral, com programação voltada à inovação no setor público

14 de dezembro de 2022 - 10:47 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto e foto

Na última semana, o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou a Jornada de Inovação — edição Sobral, com palestras e oficinas em torno do tema inovação no setor público. A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação do Governo do Ceará, por meio do ÍRIS, com a Prefeitura de Sobral.

Durante a abertura da programação, a vice-prefeita do município, Christianne Coelho, ressaltou a importância do evento: “esse é um momento para a gente se modernizar, procurando crescer, ainda mais, no nosso fazer cotidiano e, por isso, se faz muito importante. Que esta Jornada seja muito proveitosa!”, enfatizou.

Junto da vice-prefeita, a abertura contou com a presença do secretário de Planejamento e Gestão de Sobral, Ramom Cavalcante, que destacou ser a Jornada um momento para troca de experiências. “É uma oportunidade para compartilhar as expertises do ÍRIS com a nossa equipe de Sobral. A gente precisa sempre buscar novas soluções, novas tecnologias, para que os serviços públicos possam ser cada vez melhor”.

A coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira, também esteve na abertura e conduziu, ainda, a palestra “Inovação no setor público”, mostrando conceitos, ações e exemplos em torno da temática. “Servidores engajados em torno de uma única visão conseguem transformar a vida de milhares de pessoas. Todo servidor público precisa ter foco na inovação para impactar positivamente a vida de cidadãs e cidadãos. Inovar no setor público não é mais uma escolha, é uma obrigação”, enfatizou Jessika.

A mesa-redonda sobre projetos de inovação na Prefeitura de Sobral e no ÍRIS também fez parte da programação e contou com a participação do secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Teixeira; a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima; a secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Alexsandra Cavalcante; a cientista de dados e coordenadora do projeto Big Data Ceará, Ticiana Linhares; e o cientista de dados e coordenador do projeto Governo Digital, Davi Romero. A mediação da mesa foi da coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira.

Para a assessora técnica da Secretaria do Planejamento e Gestão de Sobral, Larisse Pedrosa, que participou das atividades, a Jornada de Inovação foi uma motivação para conhecer novas formas de trabalho para melhorar a vida da população. “Queremos nos aprofundar mais nas temáticas apresentadas para implementar transformações e a cultura de inovação”, avaliou Larisse.

A programação contou, ainda, com as seguintes palestras e oficinas: Alfabetização em Dados, com o cientista de dados, Régis Pires; Inovação em Governo Digital, com o cientista de dados e coordenador do projeto Governo Digital, Davi Romero, e a cientista de dados e coordenadora do projeto Big Data Ceará, Ticiana Linhares; Experiência do Usuário (UX) e Linguagem Simples, com a coordenadora do Núcleo de Experiência do Usuário (UX) e Linguagem, Isabel Ferreira Lima, os designers de Experiência do Usuário, Mayra Benevides e Felipe Rocha, e a agente de Inovação e Linguagem, Dominick Maia; Inovação Jurídica no setor público: noções de Direito Visual, com a agente de Inovação Jurídica, Ana Luísa Schiavo; e Metodologias Ágeis, com a agilista, Amanda Lima.

Ao fim do evento, foi apresentado o projeto do Centro de de Inovação em Sobral, com o gerente de inovação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, David Mendes.

ÍRIS em Rede

A Jornada de Inovação é parte do ÍRIS em Rede, iniciativa voltada à cooperação e colaboração para fomentar a inovação no setor público. Esta primeira edição foi organizada pela gerente de projetos do ÍRIS, Carla Esmeraldo, que ressaltou: “a programação reafirma o propósito do ÍRIS de disseminar a cultura da inovação e a partir dessa experiência temos a possibilidade de realizar futuras edições em outros municípios do Ceará”.