Porto Iracema das Artes realiza exposição “Reflorestamento”, comemorativa aos 10 anos do Programa Laboratórios de Criação

14 de dezembro de 2022 - 11:37 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes -Texto e arte gráfica

Evento ocorre no dia 22 de dezembro, às 18h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a abertura da exposição “Reflorestamento”, que reúne 79 obras de 83 artistas que tiveram passagem pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola. O evento ocorre no próximo dia 22 de dezembro, quinta-feira, às 18 horas, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visitação é gratuita, aberta ao público, e segue até março de 2023.

A Exposição Reflorestamento marca os 10 anos do Programa Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes, numa ação artística coletiva que ocorre a partir do encontro de diferentes poéticas que convocam para refletir sobre a transformação da paisagem ambiental, social e subjetiva. O título da exposição enfatiza a necessidade de superar o cenário atual de degradação do ecossistema do planeta, e também da política e da sensibilidade. O texto da curadoria explica a ideia: “Reflorestamento do corpo, da imaginação, da linguagem e do mundo. Para reflorestar, no entanto, é preciso antes preparar o terreno, adubar o solo e fertilizar a vida. Nesse gesto, os saberes vegetais, animais e minerais são aliados que nos ensinam outras temporalidades e outras possibilidades de convívio”.

Com a curadoria de Aline Albuquerque, coordenadora do Lab de Artes Visuais, e Lucas Dilacerda, a Exposição Reflorestamento nasce da reivindicação de artistas que participaram da 7ª edição (2019-2021) do Laboratório, que ocorreu durante as fases mais duras da pandemia da Covid-19. Devido às restrições de isolamento social, um evento presencial não foi possível, e se tornou um desejo coletivo que estava suspenso desde então. O resultado foi o engajamento de artistas que participaram de todas as edições do Laboratório de Artes Visuais, constituindo-se num rico painel da criação visual do estado.

“Em ‘Reflorestamento’, há força e resistência que provêm da afetividade, da busca de transformação da paisagem coletiva, do desejo de reflorestar a si e ao outro. Essa busca se reflete na vontade dos artistas em expor no Museu de Arte Contemporânea. Isso nos alegra porque é o reconhecimento do caráter também pedagógico da exposição para eles e vai ao encontro de um dos principais objetivos do IDM, que é reunir criação, fruição e formação, possibilitando que uma reforce a outra”, comemora Rachel Gadelha, presidenta do Instituto Dragão do Mar.

A diretora de Formação e Criação do IDM/Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, acentua a importância da Exposição Reflorestamento. “Os últimos anos foram muito duros, especialmente para os artistas brasileiros, alvos de perseguição política. Muito da força para resistirmos até aqui foi gerada pela beleza da arte produzida no Brasil”- disse a professora, acentuando a potência da exposição.

“Reflorestamento, aqui, funciona como uma metáfora de criação, que mobiliza sensibilidades, saberes, crises, dúvidas, experiências ancestrais. Uma multiplicidade de visões, capazes de nos indicar possibilidades para seguirmos na caminhada necessária à construção de uma vida mais igualitária no planeta” – observa a professora.

Uma exposição constituída de ninhos

O projeto expográfico da Reflorestamento trabalhou com a ideia de “rios voadores”, que emergiu do ambiente de interdição dos encontros, vivenciado na pandemia do Covid. “E como um rio voador, esse desejo coletivo confluiu até o momento atual, em que o Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema da Artes completa 10 anos de existência. Pensamos que seria uma ocasião interessante para estender o convite a todes que passaram pelo Lab, pois compreendemos que esta exposição — de caráter pedagógico — é parte de uma experiência de formação”, explica Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema das Artes.

A exposição é constituída de dez núcleos temáticos, nomeados de “ninho”: Gestações de si; Tecnologias ancestrais; Fabulações do arquivo; Cartografias do intolerável; Montagens infinitas; Potências do gesto; Transmutações afetivas; Ecologias da paisagem; Alianças interespécies; e Vibrações cósmicas. Um grupo de pesquisadores e pesquisadoras escreveram um verbete para cada “ninho”, orientados a experimentar a linguagem no limiar de um provérbio, de um feitiço e de um dito popular.

A artista Núbia Augustinha relata que a Porto Iracema das Artes foi lugar de ampliação da formação dela em Artes Visuais. “A montagem de Reflorestamento é o encontro da produção artística dessa escola. Produção esta que atravessa Fortaleza, chegando noutras cidades do Brasil. Feliz por fazer parte dessa exposição”, completa.

O curador Lucas Dilacerda detalha que a exposição é um convite ao gesto coletivo, um encontro de trabalhos que cria sentidos e novas possibilidades de existência. “Reflorestamento é o desaguar do nosso rio voador, que traz em sua composição sonhos e sementes que plantamos à espera do inverno, para colher a abundância que chegará a esta terra que cultivamos juntas”, finaliza.

 

Laboratórios de Criação

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes é uma das experiências mais exitosas de formação no campo das artes no Brasil. Em dez anos de funcionamento, os processos de formação já engajaram 625 artistas, na realização de 188 projetos, que ganharam os circuitos nacional e internacional das artes. Financiado majoritariamente com recursos do Governo do Estado, o projeto ainda conta com o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Conheça os/as/es artistas da exposição Reflorestamento

Charles Lessa

Lívio

Marcella Elias

Vita da Silva

arth3mis

Byya Kanindé

Eliana Amorim

FluxoMarginal

Juliana Capibaribe

Junior Potyguara

Ka

Leo Silva

Lídia Rodrigues

Maria Macêdo

Terroristas del Amor

Virgínia Pinho

David Felício

Jorge Silvestre

Milena Fernandes

Núbia Augustinha

Paula

Rafael Vilarouca

Raul Plassman

soupixo

Andréa Sobolive

Carliane Capitu

Delano Gurgel

Diego de Santos

Filipe Alves

Levy

Marina de Botas

zwanga adjoa nyack

Emanuel Oliveira

Flávia Memória

Luciana Rodrigues

Haroldo Saboia

Roberto Borges

Teago Alves

Rodrigo Colares

Trojany

Vi Cavalcante

Allan Diniz

Fabiano Veríssimo

Levy Mota

Márcio Medeiros

Paulo José

Duda

Jared Domício

Jeff Skorupski

Júnior Pimenta

Beatriz Gurgel

Camila Albuquerque

Dinha

Euzébio Zloccowick

M.Dias Preto

Thomas Saunders

Vince

Yuri Marrocos

Diego Landim

Beatriz Benitez

Cecília Andrade

Cláudia Sampaio

Larissa Batalha

Léo Silva

Mariana Smith

Naiana Magalhães

Bárbara de Moira

Célio Celestino

ewa nïara

Jean dos Anjos

Linga Acácio

Lui

Sabyne

Simone Barreto

Sy Gomes

amorfas

Antonio Breno

Helenita Matos

Henrique Viudez

Merremii Karão Jaguaribaras

Plantomorpho

Samuel Tomé

sid

Vivi Rocha Jones

 

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza abertura da exposição “Reflorestamento”
Quando: 22 de dezembro de 2022, às 18 horas.
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público