Gestores da polícia penal do Paraná realizam visita técnica no sistema prisional cearense

15 de dezembro de 2022 - 12:07 # # #

Ascom SAP

Referência atual em gestão de sistema prisional do Brasil, a Secretaria da Administração Penitenciária recebeu visita técnica dos gestores da Polícia Penal do Paraná, que vieram conhecer o modelo gerencial prático do sistema penitenciário cearense, como também fortalecer a integração entre as instituições dos Estados.

A comitiva paranaense foi composta pelo Diretor-Geral da Polícia Penal do Estado, Osvaldo Messias Machado, o Chefe de Gabinete da Polícia Penal, Diego Piotrowski Machado e o Coordenador Regional da Polícia Penal, Antônio Marcos Camargo de Andrade.

No primeiro momento, o secretário da administração penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, se reuniu com a comitiva para apresentar os protocolos de segurança, a padronização de medidas, as mudanças estruturais das unidades prisionais, os projetos de reinserção social dos internos como salas de aulas, espaços de cursos de capacitação profissional, artesanato, oficinas, as empresas instaladas e os procedimentos implementados no Ceará para melhorar o sistema carcerário do Estado.

Em seguida, a Comissão visitou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste. Eles também conheceram as experiências e projetos das Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) , a Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3), a Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga) e a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5). Os gestores foram acompanhados pelo secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, o coordenador de educação, Rodrigo Moraes, o coordenador da CISPE, Alexandre Pirajá e os diretores das respectivas unidades visitadas.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância de outras instituições conhecerem o sistema penal cearense. “A mudança que teve no Ceará pode ser facilmente replicada e fomentada por outros Estados. Conhecer pessoalmente se torna um incentivo para outros gestores perceberem que é possível fazer e mudar o cenário das unidades, primeiramente com procedimento e disciplina e depois trabalhando a realidade dos internos com projetos que oportunizam educação, capacitação e trabalho. Essas são nossas principais frentes”, disse.

O Diretor-Geral da Polícia Penal do Estado do Paraná, Osvaldo Messias Machado, se surpreendeu com a visita. “Conhecer o sistema penitenciário cearense foi uma experiência incrível. Superou todas as minhas expectativas. O que eu imaginava que fosse, foi muito melhor e maior. Mas o que me chamou atenção foi o tratamento ao interno, a disciplina dentro das unidades e principalmente os projetos de ressocialização. Temos muitas coisas para levar de aprendizado daqui para o Paraná. Só tenho que parabenizar o secretário Mauro Albuquerque pela revolução que proporcionou no sistema prisional do Ceará”, afirma.

Para o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, o esforço integrativo entre as instituições penais é fundamental para a segurança pública do país. “É muito importante que outras autoridades conheçam a grande transformação que estamos realizando no Ceará. Trocar experiências entre os comandos prisionais abre grandes possibilidades para combatermos em conjunto a criminalidade. Esperamos que as boas práticas vivenciadas aqui no Ceará possam contribuir com a evolução do sistema prisional do Paraná”, conclui.