Gincana Natalina da Sefaz Ceará arrecada mais de 2 toneladas de leite em pó

15 de dezembro de 2022 - 16:50 # # # #

Ascom Sefaz Texto
,span> Valmir Júnior Fotos

Alimento será doado para 38 instituições sociais

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) promoveu, nesta quinta-feira (15), no auditório do órgão, em Fortaleza, o encerramento da Gincana Natalina 2022, iniciada em novembro. As equipes participantes arrecadaram mais de 2 toneladas de leite em pó para 38 instituições sociais.

O evento, em sua 11ª edição, teve como tema “Mulher: protagonista de histórias” e contou com a participação de dezenas de servidores e colaboradores, divididos em 11 equipes. O objetivo da competição foi promover a integração entre os fazendários e fortalecer as ações de valorização da mulher na Sefaz Ceará e na sociedade.

A titular da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), Dulce Ane Lucena, abriu o encontro ressaltando a importância de ser solidário e contribuir para um mundo mais igualitário. “A gincana é esse movimento de alegria, de integração, de criatividade e de solidariedade. Esses valores que revelam o melhor da nossa humanidade. Espero que a gente possa levar o aprendizado dessa caminhada para a nossa vida pessoal e profissional.”

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Sandra Machado, reforçou a necessidade de discutir sobre a violência e o preconceito contra as mulheres. “Que os homens também possam se sentir chamados para essa valorização da mulher. Acho que o tema deste ano foi maravilhoso porque ressalta aquilo que a gente precisa combater, que é a discriminação de qualquer gênero.”

Provas

No edital, lançado pela comissão organizadora da Gincana, estavam previstas cinco provas. Na primeira, os participantes tinham de produzir um vídeo sobre a biografia de uma mulher cearense de destaque, referência em pioneirismo na sua área de atuação.

A segunda tarefa era a doação de leite em pó integral. As equipes arrecadaram 2 toneladas, beneficiando 38 instituições. Com a quantia coletada, a Gincana Natalina já distribuiu, em 11 anos de realização, 20 toneladas do alimento para mais de 410 instituições.

Durante o encerramento, foram realizadas as três últimas atividades da Gincana: apresentação artística de paródia sobre a não violência contra a mulher e sua valorização na sociedade; tarefa surpresa; e torcida organizada.

No desafio surpresa, cada grupo deveria levar ao auditório uma mulher para dar um depoimento de superação por ter sofrido algum tipo de violência, preconceito ou exclusão.

A última prova deixou a plateia vibrante. Foram avaliados os quesitos animação, organização e criatividade das torcidas. Os grupos poderiam utilizar instrumentos de percussão, sopro e corda.

A Comissão Julgadora foi composta pela assessora jurídica do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Fortaleza, Aline Menezes; pelo membro da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos da Procuradoria-Geral do Estado, Fábio Peixoto; e pela presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Janaína de Oliveira.

Pontuação

A gincana teve como vencedora a equipe da Coordenadoria de Relações Institucionais (Corins), que ganhou pelo terceiro ano consecutivo. A Coordenadoria de Tecnologia e Informação (Cotic) ficou em segundo lugar e na terceira posição, a Coordenadoria de Atendimento e Execução (Coate). Confira abaixo a tabela com a pontuação das equipes em cada prova.

A 11ª Gincana Natalina foi uma realização da Cogep, por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas e do Núcleo de Eventos.