Governadora Izolda Cela recebe maior honraria prestada pelo Poder Judiciário cearense

15 de dezembro de 2022 - 20:21 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja

A professora e governadora Izolda Cela recebeu, na tarde desta quinta-feira (15), a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, uma homenagem feita pelo Poder Judiciário do Ceará pelos anos de serviços prestados ao povo cearense. Essa é a mais alta honraria concedida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A cerimônia ocorreu na Escola da Magistratura do Ceará.

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua acontece a cada dois anos desde 1996, e as personalidades homenageadas são escolhidas por sua atuação profissional, científica ou política, assim como pelos relevantes serviços ou contribuição à causa da Justiça e aos interesses da população cearense. Esse ano, a escolha, aprovada por unanimidade, aconteceu em 27 de outubro, e além da governadora, também foram homenageados: o escrivão do 4º Registro de Imóveis de Fortaleza, Cláudio Narcélio Miranda Bezerra; o advogado e ex-secretário de Segurança Pública, José Feliciano de Carvalho, e a servidora pública do TJCE, Berenise Lima de Oliveira.

Izolda foi a escolhida para falar em nome dos agraciados, que tiveram suas trajetórias enaltecidas na cerimônia através de vídeos com depoimentos de familiares. “Para mim é uma honra estar aqui e receber essa grande honraria que é a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua. Nós ouvimos tantas coisas bonitas sobre a trajetória de quem recebe essa medalha hoje, uma trajetória que vem sendo marcada por valores, comprometimento, dedicação, respeito, seriedade naquilo que fazem, pelo rigor”, enfatizou a governadora. “Então, a primeira palavra de ordem quando recebemos uma honraria dessas é compartilhar, compartilhar com aqueles que dividimos os dias, aqueles que nos acompanham durante a vida, a quem temos como líderes e como referências. Todos eles tecem esse grande bordado que faz com que sejamos quem nós somos”, completou Izolda.

“Nossa estimada governadora Izolda Cela é fonte de inspiração para homens e mulheres que acreditam na educação como instrumento de elevação, e [uma inspiração] na moderação para tratar delicados temas da administração pública. Hoje, no exercício da mais alta função do Poder Executivo no Estado, tem sido uma parceira valorosa para o Judiciário, e atenciosa com a demandas que visam o aprimoramento da justiça para os cearenses”, pontuou a presidente do TJCE, desembargadora Nailde Pinheiro.

Educação e serviço público

A professora e governadora Izolda Cela, além do título de primeira governadora mulher do Estado do Ceará, foi homenageada pela vida dedicada às políticas públicas desde 2001, quando assumiu o cargo de subsecretária de Desenvolvimento da Educação, no município de Sobral. Logo depois, tornou-se secretária de Educação do Ceará por mais de sete anos, antes de ser vice-governadora.

“Na administração pública eu comecei pela área da educação, e tive a oportunidade de presenciar e colocar meu tijolinho na educação cearense, pude ver uma transformação. Transformação essa, que não é passe de mágica, e que não está ainda nem perto de estar conclusa, pois o horizonte que miramos ainda está a uma certa distância e há muito a fazer, mas de todo modo eu pude ver e continuar vendo, participando e testemunhando transformações muito importantes que dizem respeito a transformação na vida de crianças, jovens e famílias, por meio da educação”, discursou a professora Izolda.

A educadora é responsável pela criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), marco na revolução da educação do Ceará, servindo de modelo para diversos estados brasileiros e Governo Federal. “Eu vi isso acontecer pela mão das pessoas, pela força, pelo engajamento, pela fé que as pessoas devotaram àquilo. Então, uma das grandes lições para mim nisso, foi a elevação do meu nível de fé e esperança na transformação daquilo que parece quase sem jeito”, contou.

Como vice-governadora, Izolda ficou a frente de outro grande programa cearense, o Pacto por um Ceará Pacífico, onde teve um contato mais direto com o judiciário cearense. “Nesse pacto, tínhamos o objetivo de ter um olhar mais direcionado às ações de prevenção a violência, que vai desde a primeira infância até aquele nível de prevenção que diz respeito a quem está no sistema prisional, ou jovens do sistema socioeducativo terem oportunidades reais de se transformar. Porque a meu juízo, a justiça se realiza quando há transformação”, enfatizou Izolda.

Agora, no fim de seu mandato como governadora do Ceará, Izolda destaca a gratidão pela homenagem, mas acima de tudo, o senso de responsabilidade que vem com ela. “Aquele sentimento que chega com muita ênfase nesse momento é o de responsabilidade, o de procurar seguir fazendo o melhor que pudermos, onde quer que nós estamos. É o que vi de bonito aqui na trajetória de todos, está presente no mundo pelo trabalho. O verdadeiro poder está em servir”, finalizou.

Também foram homenageados esse ano:

Cláudio Narcélio Miranda Bezerra

Natural de Fortaleza, nasceu no dia 15 de outubro de 1940. Em 1960, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), quando foi presidente do Diretório Central dos Estudantes. Com a Constituição Federal de 1988, Cláudio Narcélio assumiu o cargo de Oficial do Quarto Registro de Imóveis de Fortaleza.

 

José Feliciano de Carvalho

O advogado nasceu em 20 de novembro de 1935, na cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. Já em Fortaleza, em 1962, concluiu o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi aprovado para concurso na magistratura, mas preferiu seguir carreira na Advocacia. Foi conselheiro e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará (OAB-CE), além de presidente do Tribunal de Ética e integrante do Conselho Federal, contribuindo para a criação do Estatuto dos Advogados. Também participou do processo de redemocratização, quando foi nomeado como secretário de Segurança Pública do Estado.

 

Berenise Lima de Oliveira

Filha de servidor público federal, Berenise Lima de Oliveira nasceu no dia 8 de setembro de 1956, em Fortaleza. Vinda de família humilde, com cinco filhos, começou a trabalhar aos 19 anos, na Segunda Escrivania do Cível, Comércio e Provedoria. Em setembro de 1994, assumiu a direção de Secretaria da 20ª Vara de Família e Sucessões de Fortaleza. Também passou pela 3ª Vara de Sucessões da Capital. Atualmente, está lotada na Coordenadoria de Monitoramento de Custas, no Fórum Clóvis Beviláqua.