Comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues será entregue a oito personalidades

16 de dezembro de 2022 - 15:38 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE Texto
Elon Nepomuceno Foto

Honraria reconhece atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa, Inteligência, Inovação e Cooperação na Saúde do Ceará; evento será na sede ESP/CE, na quarta-feira (21)

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza mais uma edição da solenidade de entrega da Comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues, cujo título recebe o nome do médico e patrono da autarquia

O evento será realizado na próxima quarta-feira (21), às 19h, no auditório principal da sede da ESP/CE, em Fortaleza. Oito personalidades da Saúde cearense serão homenageadas pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) – em diferentes campos de atuação.

De acordo com a assessora de Desenvolvimento Institucional da Escola, Geni Carmem, os nomes dos agraciados foram indicados pelos membros do Comitê de Governança do equipamento. “Depois disso, a lista foi levada à Comissão Especial designada e instituída pelo superintendente da autarquia, Marcelo Alcantara”, disse.

A honraria reconhece atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa, Inteligência, Inovação e Cooperação na Saúde do Ceará.

Confira a lista dos condecorados

Camilo Santana: O Ex-governador do Ceará será agraciado por sua gestão no enfrentamento à covid-19. Senador eleito, Santana participou ativamente do comitê de monitoramento da doença, divulgando informações precisas – baseadas na Ciência – ao lado de especialistas que o auxiliaram na tomada de decisões, objetivando salvar vidas e acelerar o processo de vacinação no Estado.

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto): Atuou como Secretário da Saúde do Ceará quando os primeiros casos de covid-19 surgiram, em 2020. O médico cardiologista era o porta-voz estadual na gerência da crise sanitária causada pela doença. Sob sua gestão, o Ceará foi identificado como um dos estados a adotar medidas rígidas de isolamento social, incluindo dois lockdowns e a reabertura econômica de forma gradual.

Flávio Clemente Deulefeu: Médico pneumologista e presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Deulefeu esteve na linha de frente em combate à covid-19, desenvolvendo atividades de incentivo à pesquisa científica.

José Batista Cisne Tomaz: Médico e diretor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, Batista contribuiu ativamente na área da Educação da Escola, em 2022, com a produção e a valorização de conhecimentos técnico-científicos. Com a chegada do capacete Elmo, esteve à frente da área responsável pelos treinamentos de diversos profissionais para o manejo do dispositivo.

José Xavier Neto: Médico, cientista-chefe da Saúde do Estado e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Ceará (Cisec), criado no primeiro trimestre de 2020. Xavier atua como um importante aliado de gestores públicos no Estado no enfrentamento à pandemia de covid-19. O Cisec já contribuiu com a produção de, aproximadamente, 50 boletins epidemiológicos, detalhando os indicadores da doença e os seus impactos no SUS.

Maria da Penha Maia Fernandes: A farmacêutica e ativista Maria da Penha é uma das agraciadas por seu trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher no Ceará. A luta resultou na criação da Lei Maria da Penha, cuja repercussão ganhou maior destaque durante a pandemia da covid-19 no Brasil, período no qual houve aumento de casos de feminicídio em todo o País.

Paulo André Holanda: É diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), entidade vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Paulo André será agraciado por sua atuação na área de Inovação e Tecnologia, como gestor de uma das instituições parceiras no desenvolvimento do Elmo.

Profissionais da Saúde: Representados por Betina Tomaz, fisioterapeuta que esteve no front no auge da pandemia de covid-19 – junto à ESP/CE. Participou da construção e da elaboração de fluxogramas assistenciais e de treinamentos para profissionais, além do desenvolvimento do capacete Elmo. Betina representará todas e todos que atuaram na promoção do cuidado durante o período pandêmico.

Comenda

Criada em 2017, a comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues homenageia pessoas físicas e jurídicas, equipe de projetos, iniciativas ou ação social. A medalha recebe o nome do médico e patrono da ESP/CE. Reconhecido por suas qualidades de professor dedicado e exemplar, é considerado por muitos como o reformador do ensino médico no Ceará, inclusive na implementação do SUS no Estado.

Serviço

Entrega da Comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues da ESP/CE
Data: Quarta-feira (21), às 19h
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles, Fortaleza)