ESP/CE capacita quase 100 profissionais da Residência Multiprofissional em técnicas de suporte básico de vida

16 de dezembro de 2022 - 10:52 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE Texto
Raiane Ferreira Fotos

Treinamento tem consultoria do Ensino Albert Einstein e é ministrado de forma híbrida, com duração de 20 horas

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou, nessa quinta (15), mais uma edição do Curso Introdutório ao Suporte Básico de Vida para residentes multiprofissionais. A capacitação ocorreu por meio do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia.

A turma marcou o encerramento da agenda do projeto em 2022. Lançada em outubro deste ano, a atividade já capacitou 98 profissionais, divididos em seis diferentes grupos, entre residentes e supervisores dos programas de Residência Multiprofissional da Escola.

“Formamos seis turmas que irão contribuir no processo de aprendizagem e qualificação, previsto na matriz curricular do programa de residência, com o manejo do suporte básico de vida e a metodologia da simulação”, ressalta Rafael Dantas, coordenador do CSS da ESP/CE.

A iniciativa busca desenvolver habilidades em torno do suporte básico de vida cardiopulmonar, com foco em parada cardiorrespiratória (PCR), no uso de desfibrilador externo automático (DEA) – equipamento desenvolvido para restaurar o ritmo normal do coração – e na aplicação de técnicas da manobra de desobstrução de via aérea por corpo estranho.

O treinamento tem consultoria do Ensino Albert Einstein e é ministrado de forma híbrida, com duração de 20 horas.

Objetivos

Os cursos do Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE consistem em treinamentos de habilidades direcionados ao suporte básico de vida; à paramentação e à desparamentação; ao aperfeiçoamento de manejo do capacete Elmo; à formação de facilitadores em simulação clínica, dentre outras especialidades da área da Saúde.

A perspectiva é de que, em breve, sejam ofertadas as seguintes formações: Curso Introdutório às Boas Práticas de Debriefing; Curso Introdutório à Telessimulação; Curso Introdutório à Comunicação de Más Notícias; e Curso Introdutório à Elaboração de Cenários.